Hospital-Escola Veterinário da UniFAJ, um dos maiores da América Latina, amplia infraestrutura

Hospital-Escola Veterinário da UniFAJ, um dos maiores da América Latina, amplia infraestrutura

O Hospital-Escola Veterinário (HEV) da UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna), um dos maiores e mais bem equipados da América Latina, acaba de inaugurar um Laboratório de Análises Clínico Rápido, o que o torna ainda mais completo e com ampla infraestrutura. “O ambiente é dotado de duas centrifugas, um analisador automático bioquímico e seis microscópios, e é voltado diretamente para às aulas práticas”, informa Vamilan Clarence Bernardes, diretor do HEV.

O HEV é possui de vários ambientes preparados para o uso comum de alunos de Medicina Veterinária da UniFAJ, curso que, de acordo com o Catho Educação, é reconhecido como um dos melhores do Brasil, além de obter notas altas em avaliações, como Enade (MEC), e ocupar posição de destaque em ranking educacionais e ter reconhecimento internacional, pois o diploma da graduação é aceito em países como os Estados Unidos.

O diretor informa que o bloco anexo ao HEV é composto por três laboratórios, sendo um para as aulas de Técnicas Cirúrgicas e Anestesiologia, Anatomia e Patologia. “Esses laboratórios recebem estes títulos para identificação, porém qualquer disciplina pode solicitar os espaços para aulas práticas”, avisa. “Todos os laboratórios possuem bancadas de inox e banquetas, e neles são disponibilizados os materiais adequados para a realização das aulas”, completa Vamilan.

O Hospital é equipado, também, com duas clínicas, uma para pequenos animais e outra para grandes. A Clínica de Pequenos possui seis consultórios, um especialmente para felinos, para atendimentos durantes as aulas práticas. O local dispõe, ainda, de sala de ultrassom, eletrocardiograma e internação com 20 leitos. “E já estamos com um projeto da Clínica de Fisioterapia e Recuperação para pequenos e grandes animais”, revela o diretor. Já a Clínica de Grandes possui 11 baias para internação e quatro para isolamento para casos específicos, possui centro cirúrgico equipado com o que há de mais moderno no mercado.

O HEV conta também com sala de esterilização e lavanderia; laboratório de Raio X fixo e um aparelho móvel para atender a campo ou direto nas baias; laboratório (Tronco em Estação), espaço utilizado para atendimentos odontológicos e de endoscopia para grandes animais; laboratório de reprodução, onde o aluno tem contato direto com todos os equipamentos mais modernos voltados para a área de reprodução animal; e ainda o Laboratório Jaguary, onde são realizados exames clínicos de todas as clínicas, além de exames de Anemia Infecciosa Equina e o Mormo, legalizados pelo Ministério da Agricultura.

“Nosso HEV também possui centro cirúrgico com equipamentos de ponta; Farmácia Escola com todos os medicamentos utilizados nas clínicas e um aparelho de hemogasometria para auxiliar nas cirurgias. E os alunos têm contato direto com todos os ambientes e equipamentos”, reforça Vamilan. “Contamos com corpo docente altamente qualificado com profissionais atuantes no mercado de trabalho”, enfatiza.

O Hospital-Escola Veterinário, que é referência nacional e internacional, oferece atendimento 24 horas de grandes e pequenos animais, recebendo e atendendo encaminhamentos de ONG´s parceiras de forma gratuita mediante agendamento prévio e disponibilidade de vagas, além de animais vindos de várias cidades do estado de São Paulo e de outros estados. “Isso em razão da qualidade e excelência de atendimento, vez que o mesmo é, além de tudo, uma escola de aprendizado contínuo para nossos alunos”, destaca.