Grupo UniEduK reúne secretários da saúde da região para tratar detalhes da atuação dos estudantes de Medicina nas UBS

Grupo UniEduK reúne secretários da saúde da região para tratar detalhes da atuação dos estudantes de Medicina nas UBS

Encontro com secretários da saúde da região teve por objetivo discutir como estão as situações de cada município para a inserção segura dos alunos nas atividades práticas nas Unidades Básicas de Saúde prevista para ocorrer em breve 

ODS_03 ODS_04

O Grupo UniEduK promoveu uma reunião com secretários da saúde das cidades de Jaguariúna, Pedreira, Amparo, Holambra e Santo Antônio de Posse com a finalidade de discutir detalhes sobre o início das atividades práticas dos estudantes de Medicina da UniFAJ, que deve ocorrer dentro das próximas semanas. 

Só para exemplificar, a atuação dos alunos de Medicina nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) dos municípios parceiros faz parte da metodologia de ensino ativa que garante o desenvolvimento das práticas no Sistema de Saúde desde o início do curso. Por consequência, os futuros médicos se tornam aptos a fim de prestar uma medicina de excelência e humanizada e, sem dúvida, contribuem para a melhoria nos índices de saúde pública e dos serviços ofertados à população. 

Em relação à reunião com os secretários da saúde, de acordo com o coordenador do curso de Medicina da UniFAJ, professor Altair Massaro, a ideia foi estreitar ainda mais os laços de ensino-serviço. Além disso, o objetivo foi identificar em que situação se encontram os munícipios parceiros da graduação em relação à pandemia com o propósito de realizar a inserção segura de docentes e alunos nas UBS. 

Porém, essa não é uma reunião única, vamos sempre discutir como as coisas estão andando. Hoje, especialmente, conversamos sobre as condições sanitárias. Ouvimos dos gestores das cidades como as coisas estão sendo tratadas dentro das unidades, para ver quanto é possível o início das atividades dos alunos”, destaca o coordenador.  

Sob o mesmo ponto de vista, a coordenadora da Integração Ensino-Serviço, professora Celene Aparecida Ferrari Audi, ressalta que é muito importante essa aproximação com os municípios parceiros que contribuíram para a implantação do curso de Medicina na UniFAJ, sobretudo, nesta fase em que os alunos começam suas atividades práticas. 

“Essa conversa já vem há muito tempo, essa fase é importantíssima, pois esclarecemos o que e como será feita essa prática”, conclui a docente, que também esteve presente no encontro com os secretários da saúde da região. 

 

Vestibular Online

O Grupo UniEduK, formado pela UniFAJ, UniMAX e FAAGROH, oferece mais de 25 opções de cursos diferentes nas áreas de Saúde, Humanas, Exatas, Tecnologia e Agronegócio. São cursos de graduação presencial e a distância, pós-graduação e cursos técnicos ofertados nas cidades de Indaiatuba/SP, Jaguariúna/SP e Holambra/SP.

Não perca tempo e inscreva-se agora para fazer seu Vestibular Online!

 

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)