Agende uma visita!


    UniFAJUniMAXFAAGROH

    Grupo UniEduK evidencia a importância do Dia Mundial da Água

    A UniFAJ, UniMAX e FAAGROH estão engajadas, incentivam, promovem e acreditam na pauta tratada pelo Dia Mundial da Água 
    ODS_06
    Foi em 22 de março de 1992 que a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a criação do Dia Mundial da Água, que passou a ser celebrado, desde então, em todo o mundo. A data foi estabelecida no mesmo ano em que foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, na cidade do Rio de Janeiro. 
    Com o objetivo de agir para enfrentar a crise global da água, um dos focos deste dia passou a ser apoiar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6: Água limpa e saneamento. A primeira meta do ODS 6 é justamente “Até 2030, alcançar o acesso universal e equitativo à água potável e segura para todos”. 
    Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Brasil, mais de 40% das pessoas em todo o mundo são afetadas pela escassez da água, número que só tende a crescer em virtude do aumento da temperatura global. Por isso, é fundamental proteger e recuperar ecossistemas que existem em função da água, como florestas, montanhas, pântanos e rios. 
    O Brasil é responsável por 12% do volume de água doce do mundo, de acordo com dados apresentados pelo Pacto Global Rede Brasil da ONU. Mesmo assim, milhões de brasileiros não têm acesso à água potável e não possuem saneamento básico adequado. 
    Os ODS fazem parte da chamada Agenda 2030, lançada pela ONU em 2015 como uma proposta de ação conjunta em benefício do planeta. O Grupo UniEduK (UniFAJ, UniMAX e FAAGROH) está engajado, incentiva, promove e acredita nessa pauta como um dos pilares do ensino baseado em problemáticas reais que há anos desenvolve com seus alunos e toda comunidade. 
    Nesse sentido, desenvolve ações na perspectiva de trabalhar com a educação ambiental dos acadêmicos. Tais ações acontecem no decorrer dos semestres letivos nas aulas possibilitando uma reflexão dos discentes sobre questões socioambientais. 
    O incentivo e o apoio ao desenvolvimento de projetos de iniciação científica e grupos de estudos relacionados com questões ambientais também fazem parte do posicionamento do Grupo UniEduK. Uma prova é o artigo “Convênio para aplicação de questionários, sobre saneamento básico, nas propriedades rurais, do município de Jaguariúna”, publicado em 2017 na Revista Intellectus. 
    Outro exemplo prático de como as temáticas de sustentabilidade estão presentes em nossas instituições é a criação dos Comitês Norteadores dos ODS, formados por alunos e docentes divididos em três grupos: Anticorrupção, Direitos Humanos e Meio Ambiente. A iniciativa reflete a política institucional do Grupo UniEduK de respeito e preservação ao meio ambiente e desenvolvimento cultural e político. 
    Institucionalmente, o Grupo UniEduK também atua na conscientização do ODS 6 – Água potável e saneamento. Uma das iniciativas foi a troca de equipamento destilador de água, que consumia 10 litros de água para produzir 1 litro de água destilada, por osmose reversa. Com isso, houve redução de 70% no consumo de água e a água é reutilizada para limpeza em geral. Além disso, as torneiras dos banheiros, prioritariamente, são de fechamento automático, o que também contribui para a economia de água. 
     
    Fontes: 
    https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/sustainable-development-goals/goal-6-clean-water-and-sanitation.html
    https://www.un.org/en/observances/water-day
    https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/6
    https://www.pactoglobal.org.br/solucao/2
     
    Texto: Renata Lacerda

    Skip to content