Gastronomia explora os pratos típicos do sul dos EUA

Pratos que representam a cultura do sul dos Estados Unidos, especificamente da região de Lousiana, foram demonstrados na prática aos alunos do curso de Gastronomia, sob orientação da professora Elissa F F Magalhães, a aula ocorreu dia 18 de fevereiro, terça-feira.

 

 

A cozinha dos EUA, especificamente do sul do país, tem forte influência das culturas cajun e creole, que são bastante evidentes na região, pois têm a origem de descendência europeia. A cajun, dos franceses, e a creole, dos espanhóis, foram misturadas às culinárias nativas e africanas.

 

 

Os pratos que representam ambas cozinhas são: Cajun Gumbo –  um guisado de quiabo, carnes e frutos do mar; o Creole Jambalaya, que consiste em arroz com presunto, frango e linguiça calabresa, cujo método de preparo se assemelha à paella espanhola; o Búfalo Chicken Wings, constituído de asinhas de frango muito apimentadas, servidas com molho de queijo gorgonzola e basões de salsão e cenoura; o Camarões creole, que serve camarões salteados na manteiga com especiarias e condimentos. Para sobremesa se destaca a Baked Apple: maçã vermelha assada com conhaque e açúcar mascavo.