Fórum do curso de Enfermagem do Grupo UniEduK destaca o autocuidado feminino

Fórum do curso de Enfermagem do Grupo UniEduK destaca o autocuidado feminino

Evento marcou as ações da campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero

 

O autocuidado feminino foi o destaque do Fórum Acadêmico com a temática “Outubro Rosa” realizado pelos estudantes do 6º e do 8º semestre do curso de Enfermagem, juntamente dos docentes do Grupo UniEduK (UniMAX e UniFAJ). O evento marcou as ações da campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de câncer de mama e do câncer de colo do útero.

“Segundo feedback dos discentes, o evento ampliou a percepção e senso crítico sobre o autocuidado feminino, autoconhecimento, superação de tabus e empoderamento quando o assunto é o corpo feminino. Além de proporcionar ferramentas para a abordagem da mulher visando educação e recondicionamento cultural para ações de promoção à saúde, prevenção e controle de agravos”, ressalta a professora Carolina Pessoni Garcia.

Já a professora Patrícia Heleno Breno Queiroz explica que o evento foi uma solicitação do orientador pedagógico do curso de Enfermagem, professor Alexandro Marcos Menegócio, que pediu para as docentes responsáveis pelas disciplinas de Saúde da Mulher da UniMAX e UniFAJ estimularem os alunos quanto à temática. Além de Patrícia e Carolina, a ação contou com a contribuição das professoras Luciane Gatti Perez Pivello (UniMAX) e Carla Silveira (UniFAJ).

Patrícia conta que os alunos do período da manhã da UniMAX, orientados pela professora Carolina confeccionaram um pôster coletivo sobre o tema. “Nossos alunos são sempre estimulados a trabalharem com temas relativos à promoção, prevenção e restabelecimento da saúde e elaborar ações de educação em saúde”, diz.

Na oportunidade, a turma do 6º semestre da UniMAX convidou o Volacc (Voluntários de Apoio no Combate ao Câncer) de Indaiatuba para falar sobre seu trabalho e Amigas do Peito de Monte Mor, que compartilharam sua história com o diagnóstico, tratamento e recuperação. Já os alunos do 8º semestre da UniMAX trataram sobre questões de saúde no ciclo reprodutivo feminino e os da UniFAJ falaram sobre o câncer de mama durante a gestação.

“Na minha opinião, oportunizar aos alunos escolher e estudar a temática consolida a formação com foco na prevenção e promoção de saúde, direitos reprodutivos e especialmente no cuidado à mulher. É uma questão muito sensível e estimula o olhar do futuro profissional para o acolhimento e a humanização do atendimento”, salienta a professora Patrícia.

Matheus Moreira Santos foi um dos estudantes que participaram do evento e acredita que o Fórum foi fundamental para fortalecer o aprendizado já adquirido e aprender ainda mais. “Na minha vida estudantil os fóruns são importantes para agregar conhecimentos. A mensagem principal do Fórum, na minha opinião, é que a prevenção e promoção de saúde é infinitamente melhor que a recuperação, sendo assim devemos investir em educação em saúde para que as mulheres tenham melhor qualidade de vida”, considera o aluno.

De acordo com o professor Alexandro Marcos Menegócio, orientador pedagógico do curso de Enfermagem, o Fórum foi um momento ímpar de integração entre as turmas e troca de experiências, além de discussões aprofundadas sobre uma temática extremamente relevante, que despontou como uma possibilidade de estratégia de modo remoto síncrono, entre discentes e docentes a sensibilização do “Outubro Rosa”.

 

Vestibular 2021

O Grupo UniEduK oferece mais de 25 opções de cursos diferentes nas áreas de Saúde, Humanas, Exatas, Tecnologia e Agronegócio. São cursos de graduação presencial e a distância, pós-graduação e cursos técnicos.

Inscreva-se! – Vestibular 2021

 

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)