Agende uma visita!


    UniFAJUniMAXFAAGROH

    Fernando Capez ministra Aula Magna nos 10 anos do Curso de Direito da FAJ

    A noite de 22 de maio teve um significado especial para o curso de Direito da Faculdade de Jaguariúna – FAJ e para a própria história da Instituição. Alunos, ex-alunos, professores, diretores e membros do Poder Judiciário, Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da região se reuniram no Auditório do Campus II para a Aula Magna comemorativa aos 10 anos do curso, hoje uma das referências na graduação da Instituição.
    Para celebrar a data, a FAJ recebeu a presença de um dos maiores doutrinadores do Direito Penal e Processual Penal brasileiro, o procurador de Justiça licenciado do Ministério Público e atual deputado estadual Fernando Capez, que discorreu sobre o tema “Os Princípios Constitucionais do Direito Penal”.
    Pela terceira vez na FAJ, Capez, um dos mais requisitados palestrantes do meio jurídico, mostrou a habitual desenvoltura para tratar de temas áridos do Direito Penal no contexto do século XXI, apontando as tendências e mudanças fundamentais respaldadas pelo surgimento da Constituição Federal de 1988, que mudou o perfil político-constitucional do país ao consagrar a República Federativa do Brasil como um Estado Democrático de Direito.
    Fernando Capez advogou a tese de que as leis devem ser pensadas e interpretadas pelos operadores do Direito sob à luz do contexto social em que estão inseridas. “Os estudantes de Direito devem muito menos decorar leis e muito mais conhecer os princípios e interpretar as regras, conhecer a filosofia do Direito e seus princípios gerais. Assim, eles terão sucesso e nunca estarão desatualizados”, aconselhou.
    O palestrante envolveu a plateia com suas histórias vividas e estudadas ao longo dos vários anos como procurador da Justiça do MP, onde ingressou em 1988, tendo integrado o primeiro grupo de promotores responsáveis pela defesa do patrimônio público e da cidadania. Em sua carreira, destacou-se no combate à violência das torcidas organizadas e foi o responsável pela investigação da máfia do lixo e do escândalo dos transportes. Em 2006, foi eleito deputado estadual pelo PSDB e, por dois biênios, ocupou o cargo de presidente da Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia. No pleito de 2010, foi reeleito deputado estadual e atualmente é o 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
    10 ANOS DE CRESCIMENTO
    A trajetória de sucesso do curso de Direito foi enaltecida pelo diretor da FAJ, professor Flávio Fernandes Pacetta, que já foi coordenador do curso. “O sucesso do curso é o sucesso dos alunos. Eles têm à disposição uma estrutura completa e qualificada para aprenderem na teoria e na prática tudo o que é necessário para desenvolverem seu potencial e se tornarem grandes profissionais do Direito. Nosso corpo docente possui vasta experiência e conhecimento notório para transmitir aos alunos todo o conceitual teórico e prático exigidos”, afirmou, citando casos de sucesso de ex-alunos e hoje profissionais de destaque na Advocacia e na Promotoria de Justiça.
    O coordenador do curso, professor Fabrízio Rosa, que leciona na FAJ desde o início do curso, em maio de 2004, acrescentou que o desafio é manter e aprimorar cada vez mais a qualidade do projeto acadêmico.
    ESTUDO, A CHAVE DO SUCESSO
    Perguntado sobre o conselho que daria aos novos e futuros profissionais do Direito, Fernando Capez relembrou sua própria trajetória de dedicação total aos estudos até que conseguisse alcançar seus objetivos.
    “Estudem, continuem se atualizando, acompanhem sempre a jurisprudência, se possível se especializem em uma determinada área para serem os melhores e tornarem-se referência. O mercado de trabalho hoje está muito seletivo e só escolhe os mais preparados. Conhecendo e detendo a informação vocês se tornarão importantes, depois necessários e, por fim, imprescindíveis. Nessa hora o mercado baterá à sua porta”.
     
    [fancygallery id=”16″ album=”180″]

    Skip to content