‘Farmácia na Praça’ atende centenas de pessoas no centro de Jaguariúna

‘Farmácia na Praça’ atende centenas de pessoas no centro de Jaguariúna
Por Bruno Felisbino
O evento “Farmácia na Praça” movimentou o centro de Jaguariúna na manhã deste sábado (25). Os alunos do curso de Farmácia, acompanhados da Profª Renata Carnevale, do coordenador Prof. João Cezar Castilho e da vice-diretora da Seccional Campinas do Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP), Dra Érica Penteado, levaram orientação e serviços gratuitos à população que passava pela praça Umbelina Bueno.

As pessoas receberam orientação farmacêutica sobre o uso racional de medicamentos, homeopatia e informações sobre as áreas de atuação do profissional farmacêutico. Também puderam realizar aferição de pressão arterial e testes de glicemia, sob os cuidados dos profissionais e estudantes.

Durante a ação, foram realizados cerca de 300 atendimentos de aferição de pressão arterial e testes de glicemia e mais de 600 orientações farmacêuticas.

A população foi orientada de que o uso incorreto de medicamentos pode causar intoxicações, por isso a presença e orientação do farmacêutico, antes de comprar os medicamentos, são fundamentais. “Apesar de já ser obrigatória, as pessoas precisam exigir a presença do profissional nas drogarias e farmácias para garantir uma dispensação mais efetiva e segura”, assinala o coordenador Prof. João Cezar Castilho.

A Profª Renata destaca o entusiasmo da população com as atividades oferecidas gratuitamente. “Recebemos muitos elogios sobre a importância deste tipo de evento e de como a população se sentiu acolhida e cuidada por nós, fortalecendo, assim, a função do farmacêutico na sociedade”.

Para os docentes, o evento também foi importante para esclarecer dúvidas e “quebrar” alguns preconceitos sobre a homeopatia, que é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina com várias pesquisas que comprovam sua eficácia.

Vivência prática
Pelo segundo ano seguido o curso de Farmácia da FAJ contribui com a saúde da população jaguariunense através do Farmácia na Praça. Os alunos adoraram a recepção ao evento e a atenção dispensada pela população da cidade. “Estas ações fazem com que o aprendizado obtido durante a graduação possa ser colocado em prática e, assim, proporcionar uma formação humanista, reflexiva e crítica”, avalia o Prof. Castilho.

A atividade contou com a presença e apoio da secretária de Saúde e vice-prefeita de Jaguariúna, Maria Auxiliadora Zanin, a Dra. Dora, além da diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Jaguariúna, Dra. Maria da Conceição de Oliveira, e das farmacêuticas Dra. Vania Vigatto e Dra. Alessandra Maria Maciel Bueno.