FAJ participa do Internacional Challenge Day

Mais de 1.900 alunos e funcionários realizaram exercícios

Por Ulisses de Aguiar Rocha
No inverno de 1993, quando a temperatura em uma pequena cidade do Canadá chegava a 20º negativos, o Prefeito sugeriu que, às 15 horas, quando a noite já pairava sobre as ruas, as pessoas apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo e que foi compartilhada, nos anos seguintes com cidades vizinhas: nascia o Dia do Desafio.

Neste ano, por mais uma vez, a FAJ não poupou esforços físicos para participar com o maior número possível de alunos e funcionários. Cerca de 1900 pessoas se exercitaram na noite fria de quarta-feira, que marcava 14º.

De acordo com a aluna Bárbara Letícia Ramos Jeuken, do 5º semestre do curso de Educação Física, a receptividade dos alunos “foi muito boa. Todos participaram intensamente. Alguns ainda colocaram o celular para tocar músicas que incentivavam a participação dos demais alunos”.

A profa. Beatriz Leme Passos Carvalho, coordenadora do Curso de Educação Física e responsável pelo subcomitê do evento na FAJ, fez questão de ressaltar a participação efetiva dos alunos de seu curso: “eles se uniram em duplas, e entraram nas salas de aulas dos demais cursos da FAJ, incentivando a realização de atividades lúdicas, rítmicas e de alongamento, sempre com alegria e demonstrando os benefícios desses exercícios regulares”.

O resultado obtido pela participação dos alunos e funcionários da FAJ é submetido à Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer da Prefeitura do Município de Jaguariúna, que é responsável pela compilação dos números e publicação para validação da cidade campeã.

Neste ano, Jaguariúna concorre contra a cidade de Batabano, Cuba, e o resultado final deve ser divulgado até a próxima sexta-feira.