Experimentos de conversão digital-analógico é tema de aula prática de Engenharia Elétrica

Experimentos de conversão digital-analógico é tema de aula prática de Engenharia Elétrica

No dia 02 de setembro, alunos do quarto semestre de Engenharia Elétrica da UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna – tiveram aula prática em metodologias ativas no Laboratório de Sistemas Digitais do Campus II, para realização de experimentos em bancada sobre conversão digital-analógico. Os alunos foram divididos em grupos e receberam, por meio do portal do aluno, a descrição do experimento que deveriam desenvolver e uma sugestão de procedimentos a serem seguidos. Ao final, o grupo que conseguisse realizar todos os experimentos adquirem uma bonificação na avaliação final.

Segundo o professor responsável pela atividade José Sindi Yanamoto, os alunos tiveram a oportunidade de verificar na prática alguns dos conceitos aprendidos em sala de aula através de aula expositiva dialogada e realização de exercícios. E também se familiarizam com a instrumentação eletrônica (osciloscopios, geradores de sinais, etc.) bem como materiais elétricos como componentes analógicos e digitais.

“Isso é feito porque a habilidade dos alunos variam muito. Tem grupo que dedica muito esforço para conseguir realizar a quantidade mínima de experimentos, outros já conseguem realizar mais. Os alunos se dedicam demais durante a atividade, são muito motivados. Mas os grupos que não conseguem realizar todos os experimentos durante a aula prática, eles passam a propor outras formas de realizar, como por exemplo, por meio de softwares de simulação. A conclusão é que em aulas práticas e laboratoriais os alunos se sentem mais motivados e se dedicam. Assim, o aprendizado dos alunos é muito grande”, finaliza o docente.