Ex-aluno da FAJ, Claudinho Cassiani será o novo secretário de Cultura de Pedreira

Ex-aluno da FAJ, Claudinho Cassiani será o novo secretário de Cultura de Pedreira

Formação para o sucesso

Por Bruno Felisbino
Claudinho Cassiani será o novo secretário de Cultura de Pedreira a partir de 1º de janeiro de 2013. Ele foi escolhido pelo prefeito eleito da cidade, Carlos Pollo, para comandar a pasta em razão de sua vasta e bem sucedida atuação na área, com projetos culturais premiados, como o Ponto de Cultura “Violeiros de Pedreira”. Outro item de destaque no currículo do novo secretário: ele é ex-aluno da FAJ.Cassiani formou-se no Curso de Turismo da Faculdade e ainda mantém estreitos laços com a FAJ, atuando como mestre de cerimônias em eventos e coordenando o projeto “FAJ Cult”, que leva manifestações artísticas regionais aos alunos em apresentações nos Campi da Faculdade.

Ele faz questão de destacar o papel que a Faculdade teve para seu crescimento profissional. “A formação que tive na FAJ foi muito importante na minha carreira. Escolhi o curso de Turismo em razão do envolvimento de várias disciplinas com a cultura. Todas as conquistas que tive depois do curso costumo dedicar à diretoria e aos professores, pois recebi um acréscimo de valores profissionais e intelectuais fundamental por parte deles”, salienta.

O diretor acadêmico da FAJ, Prof. Flávio Fernandes Pacetta, parabenizou o ex-aluno pela trajetória profissional de sucesso que vem trilhando. “Mais que um mérito, esta conquista é fruto de sua incansável luta, da qual nós da FAJ somos testemunhas. Certamente faremos com que nossa parceria, que já era forte, cresça cada vez mais com projetos envolvendo nossos alunos, professores, IES e Prefeitura de Pedreira”.

Sobre o convite para atuar em prol da Cultura do município, Claudinho recebeu a missão com entusiasmo e otimismo. “Pelas propostas que o prefeito eleito apresentou em seu plano de governo e por tudo aquilo que já temos desenvolvido ao longo dos anos, os desejos se uniram. Com o poder público a nosso favor, torna-se um pouco mais fácil implantar alguns projetos que tentávamos fazer de forma isolada. Pedreira é hoje um Ponto de Cultura, mas queremos descentralizar as ações e levar o acesso à cultura aos bairros, para permitir a participação de toda a comunidade”, disse.

Projeto de Cassiani acaba de ser premiado pela Secretaria Estadual de Cultura
Claudinho Cassiani teve esta semana mais um reconhecimento a seu trabalho na área da cultura e da inclusão social. O Projeto Fanfarra da APAE de Pedreira foi premiado pela Secretaria de Estado da Cultura com o livro “Pela Arte se Inclui”. Apenas 19  iniciativas culturais do Estado de São Paulo voltadas à pessoa com deficiência receberam das mãos do secretário da Cultura, Marcelo Mattos Araújo, o livro que conta a história de sucesso destes projetos e que servirá de base para milhares de instituições.

Fruto da primeira campanha de cultura voltada a pessoas com deficiência, o livro mostra uma seleção de boas práticas, através de projetos e ações, que agregam pessoas com deficiência e se utilizam do caminho da arte e da cultura como ferramentas de socialização e inclusão, auxiliando na quebra de estigmas e preconceitos.

Claudinho Cassiani, que há dois anos está à frente do projeto, disse que a conquista não é individual, mas sim dos 60 alunos participantes e de toda a equipe de profissionais envolvida. Participaram da premiação o presidente da APAE, Francisco Bertevello, o vice Ancelmo Cárgano, o diretor Luciano Sividal e o próprio Claudinho Cassiani.