Evento lota anfiteatro em comemoração a Semana Brasileira de Enfermagem e ao Dia do Enfermeiro

Evento lota anfiteatro em comemoração a Semana Brasileira de Enfermagem e ao Dia do Enfermeiro

Em comemoração a Semana Brasileira de Enfermagem e ao Dia do Enfermeiro (12/05), o curso de Enfermagem da UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna promoveu no dia 14 de maio diversas atividades no anfiteatro do campus II; dentre elas workshop, exposições, discussões, mesa redonda, talk show, entre outras.

A abertura do evento contou com a “Exposição: Mulheres que fizeram história no Brasil” e seguindo essa linha, a professora Gabriela Spagnol propôs uma ação dinâmica sobre o tema aperfeiçoado a ideia em sala de aula juntamente aos alunos do primeiro semestre de Enfermagem.

Após pesquisas, conversas e discussões, a turma decidiu desenvolver uma apresentação, em formato de linha do tempo, em homenagem as enfermeiras que fizeram história dentro dessa profissão, e em formato de Talk Show gravado intitulado ‘The Ladies of Life”, apresentaram ao público o papel das enfermeiras mais influentes até os dias de hoje, por meio da representação das personagens pelas alunas do curso.

Ao final da apresentação, a turma promoveu uma gincana com as pessoas que estavam assistindo e quem se saísse bem, ou seja, quem respondesse corretamente às perguntas, ganhava uma lembrança. Segundo a discente, Patrícia Abdriele Juliano, o objetivo da apresentação e da gincana foi permitir que os alunos e quem estava assistindo conhecessem a história da enfermagem, quais foram as enfermeiras influentes e a importância de conhecer a história.

“Eu sinto que foi um papel muito importante no desenvolvimento do projeto, porque a gente teve total liberdade para desenvolver tudo isso com a professora. E eu acho muito legal o fato dos alunos estarem presentes nas atividades. A gente mostrando uma atividade para a turma é muito bacana”, pontua a discente.

Esse projeto é mais um dos diversos que foram desenvolvidos através do método de ensino EDUCAR.

O evento ainda contou com o lançamento da campanha “Nursing Now”, mesa redonda com o tema ‘A equidade na prática de enfermagem, no ensino e na pesquisa?”, palestra sobre “Os desafios da enfermagem para a prática com equidade” e “A equidade nas práticas de saúde do SUS em Jaguariúna”, com as profissionais da área, a professora e doutora, Dalvani Marques e a enfermeira, Luciana Burinie .