Estudantes realizam exames em bovinos e equinos

Estudantes realizam exames em bovinos e equinos

Os estudantes do 9º semestre diurno e noturno do curso de Medicina Veterinária, da UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna realizaram, no dia 09 de maio, durante aulas de Clínica Médica de Grandes Animais, – exames respiratórios em bovinos e equinos.

As aulas foram conduzidas pelos professores José Aldo Santos e David Vilas Boas Filho, onde foram divididas entre a análise de equinos, no Hospital Veterinário do Campus II, por José Aldo, e o professor David conduziu a aula em bovinos, no CPAA – Centro de Pesquisas Ambientais e Agropecuárias.

De acordo com o professor David, na parte de bovinos foi feita uma avaliação geral dos animais, onde os alunos aferiram temperatura, frequência cardíaca, tempo de preenchimento capilar, e o principal que foi o exame do sistema respiratório, através de auscultação.

“Os exames foram feitos para eles se acostumarem com o que é o normal, e quando encontrarem algum animal com alteração, já terão algum parâmetro de comparação”, explica o professor David Vilas Boas Filho.

Já sobre as aulas no Hospital Veterinário, do professor José Aldo, os alunos realizaram a endoscopia do sistema respiratório em equinos na sala de cirurgia e estação. O animal foi sedado, e foi passado o endoscópio para que os estudantes observassem como é quando o sistema respiratório está normal, desde cavidade oral, laringe, faringe, até a entrada da traqueia.

“Eles têm bastante interesse, uma vez que para alguns é o primeiro contato, e aí então eles aprendem o local correto de fazer a auscultação e os outros exames; ficam bem animados”, pontua.