Estudantes organizam evento ‘Cine Psi’ buscando estimular a empatia social

Estudantes organizam evento ‘Cine Psi’ buscando estimular a empatia social

Os alunos do curso de Psicologia participaram, no dia 11 de abril, da ação Cine Psi, da qual assistiram, na carreta de espaço cultural, o filme Escritores da Liberdade. O evento foi organizado pelo grupo de estudos do curso, Boto Para Pensar.

Segundo a participante do grupo, Luma Corrêa Martins Costa, o objetivo que o Cine Psi propunha era estimular o aluno de Psicologia a refletir e criar diálogos sobre temas que são importantes para a sociedade. “Essa ação, de maneira específica, foi motivada pelo impacto causado pelo ocorrido na escola Raul Brasil, em Suzano, São Paulo.  Decidimos propor uma discussão acerca de questões no contexto escolar, que envolvem violência e a possibilidade de mudança dessa realidade. Isso foi feito a partir do filme e com a mesa de professores debatendo o assunto, de acordo com a linha de pesquisa e atuação de cada um”, explica a aluna.

 Tal motivo inspirou a escolha do filme, que conta uma história baseada em fatos reais de uma professora que trabalhava com alunos apresentando dificuldades de aprendizagem e fazem parte de diferentes âmbitos sociais. A importância do tópico tinha o intuito de mostrar como a personagem principal do filme, a professora, conseguiu lidar “de maneira diferente com os jovens, obtendo respostas diferentes e modificando uma realidade que era tomada pela violência e passa a ser de aprendizado e diálogo”, aponta, Luma.

 Essa ação buscou instigar aos alunos do curso a trabalhar com atitudes mais positivas em relação as atividades do nosso cotidiano, transformando-as em coisas boas. Levando em conta também as atribuições profissionais que os estudantes exercerão na sua futura carreira.

“Pensando que temos como objetivo profissional a lida com o ser humano, entendemos que compreender as diferentes camadas das relações humanas e como agir seja importante para todos nós”, finaliza a coorganizadora do evento, Luma Corrêa.