Estudantes de Logística visitam a Cooperativa Veiling Holambra para uma aula prática

Estudantes de Logística visitam a Cooperativa Veiling Holambra para uma aula prática

No dia 28 de outubro, os alunos do curso de Logística, acompanhados pelo professor da disciplina Logística e Canais de Distribuição, Ednaldo Quirino de Castro, realizaram uma visita técnica ao complexo da Cooperativa Veiling Holambra, na cidade de Santo Antonio de Posse. O objetivo principal da visita foi demonstrar os conceitos desenvolvidos em sala de aula, para que os alunos pudessem conhecer in loco os processos administrativos, o sistema de comercialização, a cadeia logística de abastecimento, a infraestrutura operacional e os processos logísticos e operacionais em um Centro Logístico.

O docente que também é gerente de Administração de Materiais da cooperativa, Ednaldo Quirino de Castro recepcionou e realizou uma conversa informal destacando os sistemas de comercialização, cadeia logística, fornecedores, clientes, processos logísticos, sistemas de informações gerenciais e destaques para os projetos de RFID nos equipamentos, controle de acesso as áreas restritas e coleta seletiva.

Após o bate papo os alunos iniciaram a visita primeiramente ao complexo “Granflora” estrutura com mais 20 mil m² climatizados, que abriga os segmentos de Flores em Corte, Produtos Envasados, Plantas Ornamentais e Acessórios para atacado e varejo, “Show Room” e área Comercial para apreciar algumas das muitas variedades de produtos comercializados.

Em seguida o grupo teve acesso às áreas operacionais onde foi possível observar as operações como recebimento, conferência, movimentação, separação e expedição de produtos para áreas de clientes, além das áreas de clientes, que acontece a movimentação, o picking e o carregamento. Por fim foi visitado as áreas operacionais, responsável pelo movimentação, logística reversa, conferência, preparação de cargas para produtores), destacando principalmente os portais de RFID para conferencia de equipamentos, preparação de equipamentos para produtores, áreas de descarte de produtos e controle de acessos as áreas restritas.

Os objetivos propostos pela visita foram alcançados, explica o docente, pois os alunos tiveram condições de associar os conceitos teóricos apresentados em sala de aula e ver na prática como os mesmos são de fato no cotidiano das empresas.