Estudantes de Arquitetura e Urbanismo vão a campo ampliando seus estudos na prática

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo vão a campo ampliando seus estudos na prática

Buscando inovar e utilizando a metodologia ativa de ensino, o curso de Arquitetura e Urbanismo da UniFAJ promoveu, no dia 15 deste mês, uma aula prática que desafiou os estudantes a saírem do conforto da sala de aula. Os estudantes foram ao campo, nas áreas rurais do campus II do centro universitário.

“A atividade prática simulava uma situação de levantamento de um lote ou gleba, semelhante ao que um arquiteto, engenheiro ou topógrafo faria em seu trabalho.

Foi a primeira vez que os alunos do 2° Semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo tiveram contato com equipamentos como um Teodolito, Baliza, Régua Altimétrica, e etc”, disse a coordenadora do curso, Denise Geribello.

Espalhados em diversos pontos, como gramado e campo de futebol, os alunos colocaram em prática todo o conteúdo teórico aprendido em sala de aula durante este semestre, sobre a teoria topográfica. “Assimilaram conceitos como decomposição de ângulos e operações matemáticas entre eles, e também cálculo de azimutes, deflexões e rumos.

Pois enfim, havia chegado a hora de colocar tudo isso em prática. Apesar da dificuldade inicial muitos alunos ficaram felizes em conseguir operar o TEODOLITO, um instrumento de precisão utilizado para medição de ângulos horizontais e verticais”, revela.

Ao final da atividade, os alunos divididos em grupos desenharam um lote analisado.

A atividade prática foi realizada dentro da disciplina de Topografia, que é ministrada pelo professor Carlos Cenci.