Estudantes da UniFAJ promovem Semana de Enfermagem em comemoração ao dia do Enfermeiro

Estudantes da UniFAJ promovem Semana de Enfermagem em comemoração ao dia do Enfermeiro

Data é celebrada no dia 12 de maio. Alunos de Enfermagem criaram peças sobre cuidados relacionadas ao COVID-19

Em comemoração ao Dia Internacional do Enfermeiro, os alunos do curso de Enfermagem da UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna promoverão uma semana de comemoração sobre o tema. A data também é dedicada à área de Enfermagem, celebrada mundialmente desde 1965 e estabelecida pelo Conselho Nacional de Enfermeiros em 1974. O dia é uma homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna.

Para recordar a data, os estudantes do 1º e 7º criaram material informativo a respeito da sexualidade e relações sexuais em tempos de COVID-19; diversas peças com informações sobre uso e a importância da água e sabão ou álcool em gel na higienização das mãos e os cuidados com pele, unhas e cabelos relacionados ao Coronavírus, além de orientações de prevenção contra o Coronavírus e limpeza de aparelhos eletrônicos.

Além de folhetos virtuais, a programação contou com palestras, iniciando com o tema “Qualidade em Enfermagem e Saúde na Defesa do SUS”, ministrada pela professora e doutora, Gabriela Salim Spagnol, que também é docente do curso da UniFAJ. Ainda no dia 12, os professores e alunos prestaram uma homenagem aos profissionais de Enfermagem que estão atuando na linha de frente da pandemia da Covid-19. Encerrando o dia, com apresentações artísticas. Assista um dos vídeos, clique aqui.

A pandemia voltou a cena no dia seguinte da Semana da Enfermagem, na palestra da professora e mestre, Erica Chagas Araújo, sobre “A Enfermagem no enfrentamento a Covid-19″. E encerrando esta edição do evento, o curso promoveu uma mesa redonda com profissionais da saúde para debater sobre “Forças e Desafios da Enfermagem no Século XXI”. Compôs a mesa a enfermeira Luciana Maria Boccardo Burini, a coordenadora da Vigilância em Saúde do Município de Pedreira com Multiplicadores de Teste Rápido de Doenças Transmissíveis, Isabel Cristina dos Santos Lima e a diretora Municipal da Atenção Primária a Saúde da Prefeitura Municipal de Amparo, Deolinda Márcia Pompeu Bueno.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o ano de 2020 como o Ano Internacional de Profissionais de Enfermagem e Obstetrícia. “Designado pela Assembleia Mundial da Saúde de 2019, o marco comemorativo tem o objetivo de reconhecer o trabalho feito por enfermeiras, enfermeiros e parteiras em todo o mundo, bem como de defender mais investimentos para esses profissionais e melhorar suas condições de trabalho, educação e desenvolvimento profissional. Segundo a OMS, o mundo precisa de mais 9 milhões de enfermeiras(os) e parteiras para atingir a meta de cobertura universal de saúde até 2030. Nas Américas, a OPAS destaca que são necessários 800 mil profissionais de saúde a mais, incluindo pessoal de enfermagem e obstetrícia” – Trecho da reportagem OMS define 2020 como ano internacional dos profissionais de enfermagem e obstetrícia, publicada no site da OPAS/OMS.