Estudantes da FAJ conquistam 100% de aprovação na 2ª Fase da OAB

Estudantes da FAJ conquistam 100% de aprovação na 2ª Fase da OAB

Desempenho foi obtido faltando ainda um semestre para a conclusão do curso

Por Bruno Felisbino

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou no dia 8 de junho o resultado preliminar da 2ª fase (prova prático-profissional) do XVI Exame de Ordem, aplicado no dia 17 de maio. A classificação trouxe uma notícia bastante comemorada pelo curso de Direito da Faculdade de Jaguariúna – FAJ, já que todos os alunos que prestaram a 2ª fase foram aprovados no Exame.

O Exame de Ordem da OAB pode ser prestado por bacharéis, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formados em instituição regularmente credenciada. A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado.

Os sete alunos da FAJ aprovados na 2ª fase ainda precisam aguardar o resultado final, que sai no dia 30 de junho, após a análise dos recursos. Todos estão cursando o 9º semestre da graduação e só se tornarão oficialmente bacharéis no final do ano. São eles: Carlos Henrique de Godoi, Carlos Roberto Becalete Vaz, Débora Cristina Staiger, Eliza Pereira Machado Tannus, Hugo Henrique Ortiz de Campos, Lucas Athayde Martin e Pedro Alexandre Leonelo.

O estudante Carlos Becalete conta que organizou um plano de estudos com “meta, disciplina e motivação” para passar no Exame. Somado a seu esforço pessoal, o estudante aproveita ao máximo o tempo em sala de aula e o contato com os professores. “Esta aprovação representa o resultado de toda minha dedicação e disciplina nos estudos, que também teve colaboração expressiva dos professores, além da renúncia ao lazer e outras atividades em prol de cumprir a programação de estudos. A sensação agora é de dever cumprido, o primeiro degrau vencido na minha escalada”, disse.

PARCERIA COM O JUDICIÁRIO

O coordenador do curso de Direito da instituição, Fabrízio Rosa, avalia que o curso vive um momento de maturidade, em que, segundo ele, tem sido fundamental a vivência prática da carreira proporcionada através de convênios com o Judiciário que abriram campos de estágio aos alunos em órgãos como o Centro Integrado de Práticas Jurídicas (CIPJ) e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), onde eles passam a operar os códigos e teorias da lei no dia a dia fora dos bancos da faculdade.

“A prática é desenvolvida na instituição a partir do primeiro dia de aula. Penso que, quando os alunos incorporam esta premissa, não têm dificuldades em enfrentar o Exame da OAB, os concursos públicos e novos desafios que vierem pela frente”, assinala, mencionando ainda a qualificação constante do corpo docente e da infraestrutura do curso como fatores determinantes para o aparecimento dos resultados atuais. “Com isso, a melhora no desempenho do curso nas avaliações do MEC e exames da Ordem acaba sendo resultado de um trabalho sério, comprometido e profissional”.

A juíza de Direito da 2ª Vara Judicial da Comarca de Jaguariúna, Dra. Ana Paula Colabono Arias, que atualmente comanda 37 estagiários no Fórum, também destaca a importância desta parceria. “A FAJ sempre atuou como parceira do Poder Judiciário, seja por meio do Juizado Informal de Conciliação, seja pela cessão de estagiários para auxiliarem na condução dos processos do Juizado Especial e do Ofício Judicial. Além disso, a Faculdade desenvolve um papel muito importante na formação de novos profissionais da área jurídica na região, sendo hoje uma instituição de ensino de referência”, ressalta.

 

Erro na Galeria:
Nenhuma Galeria com ID 16 foi encontrada ou você ainda não criou álbuns para ela .