Estudante UniFAJ compartilha suas experiências de intercâmbio na CompUniFAJ

Estudante UniFAJ compartilha suas experiências de intercâmbio na CompUniFAJ

O estudante do 8º semestre de Ciência da Computação, Ricardo Giovani Piantavinha Perandre foi um dos palestrantes da primeira noite da CompUniFAJ, no dia 29 de outubro, que é um evento organizado pelos alunos do 3º ano de Ciência da computação do Centro Universitário de Jaguariúna na disciplina de Integração Profissional. O aluno passou um semestre na Universidade do Porto, por meio do Programa de Bolsas Ibero-Americanas 2017 em parceria com a UniFAJ.

Ricardo compartilhou com os estudantes as suas experiências, desde o momento do comunicado que havia ganhado a bolsa de intercâmbio até as suas vivências no exterior e também seus estudos na Faculdade de Ciências da universidade.

Dentre os desafios enfrentados pelo aluno UniFAJ em Portugal, estavam o idioma e o choque cultural. “O português de Portugal é muito rápido e acabei tendo dificuldade. Outras dificuldades foi a moradia, alimentação, transporte e senti falta de um ponto de refúgio”, revelou Perandre.

Durante todo o processo de ida e permanência no país europeu, Ricardo contou com a assessoria do Departamento Internacional do centro universitário. Foram diversas ajudas como o auxílio no preenchimento dos documentos e do formulário de inscrição da Universidade do Porto, até entrar em contato com o consulado para solicitação do visto. “E quando já estava lá, precisei fazer alteração de grade curricular e o representante do Departamento Internacional, coletou as assinaturas aqui no Brasil e me enviou, sempre com eficiência”, contou.

Após a sua experiência em Portugal e ao retornar ao Brasil, o estudante de Ciência da Computação conquistou oportunidades importantes para a sua carreira profissional. “Sai do meu emprego para ir a Portugal e quando voltei estava desempregado, então atualizei meu curriculo incluindo as minhas experiências de lá e participei de alguns processos seletivos e fui chamado em todos. E hoje estou na Thomson Reuters (Campinas). E revelaram que me contraram devido a experiência adquirida lá”, falou.

Sobre o intercâmbio, Ricardo só tem bons momentos para compartilhar. “É a melhor coisa que já me aconteceu. Passei mal quando recebi a notícia e foi a coisa mais incrível que já fiz na minha vida. Agrega além da vida profissional”.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful