Estudante da pós-graduação da FAJ ganha bolsa de estudos internacional no Fórmula Santander

Estudante da pós-graduação da FAJ ganha bolsa de estudos internacional no Fórmula Santander

A estudante da pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas – FAJ, Helenita Alexandre da Silva, 48, participou da 6ª edição do Programa de Bolsas Fórmula Santander e ganhou uma bolsa de estudos internacional, disputada entre 48 universidades brasileiras. A iniciativa promove o intercâmbio de pessoas, culturas e conhecimentos, fomentando a pesquisa, a tecnologia e a internacionalização da atividade acadêmica.

Foram 100 bolsas de estudos distribuídas para que os ganhadores usufruam em uma das 1200 instituições conveniadas ao Santander Universidades em 20 países, podendo escolher o destino de sua preferência para passarem um semestre de curso no exterior. A aluna, que já é formada em letras e buscou a FAJ para realizar a sua Pós-Graduação, foi selecionada pelo critério que levou em conta as melhores notas entre os estudantes inscritos no processo de seleção e a assiduidade às aulas. Ela terá direito a uma bolsa no valor equivalente a R$ 16.846,50 (dezesseis mil, oitocentos e quarenta e seis reais e cinquenta centavos), que irá cobrir os custos de transporte aéreo, hospedagem, alimentação e despesas pessoais por até um semestre.

Helenita ainda tem dúvida de qual país deseja estudar, mas já sabe bem qual área pretende seguir. “Estou em dúvida entre Portugal e Espanha, mas pretendo cursar algo voltado à gestão de pessoas, algum curso que eu possa explorar o potencial que o ser humano tem, mas desconhece possuir”, explica a aluna.

Desde 1996, o Santander Universidades já investiu mais de 3,1 bilhões de reais em todo o mundo e concedeu mais de 100 mil bolsas de estudos nos 20 países nos quais está presente, com quase 1.200 universidades conveniadas. No Brasil, já se soma 456 instituições de ensino superior conveniadas e a previsão até 2018, são mais R$2 bilhões em todo o mundo.

​Segundo a coordenadora do curso de Gestão Estratégica de Pessoas, professora Christiane Barbato, a experiência do estudante no exterior possibilita a percepção de outras culturas e formas distintas de interpretação da realidade que o cerca. “A proximidade com o diferente, ou mesmo divergente, é potencialmente uma oportunidade para o indivíduo se reconhecer – já que ao olhar o outro, o indivíduo constitui sua identidade -, e para estabelecer novos parâmetros e novas metas para sua vida. Nesse contexto, os cursos de pós-graduação da FAJ buscam promover através do Fórmula Santander e outros, como o MBA Internacional, oportunidades de internacionalização”, ressalta.

Confira abaixo a entrevista de Helenita da Silva ganhadora do Prêmio Fórmula Santander

– Como foi receber a notícia do prêmio? Já era esperado?

Foi muito bom! Sabe quando você está precisando de notícias boas? Chegou neste exato momento (risos). Na verdade eu não esperava ganhar esse prêmio, pois achava que prefeririam pessoas mais jovens. Já estava feliz em ter chegado a participar das entrevistas. Entreguei nas mãos de Deus. Quando recebi o telefonema dizendo que eu era a escolhida, deu uma vontade de gritar “Uhul” (risos). Gostaria que todos sentissem essa sensação de que trilhar o caminho do bem vale a pena.

– É a primeira vez que uma aluna da Pós-Graduação da FAJ é vencedora do Fórmula Santander. O que você acha disso?

Em primeiro lugar me sinto feliz por Deus estar me proporcionando essa honra. Em segundo, gosto muito de ser a pioneira nas coisas (risos), não sei explicar muito bem, mas acho que servirá de estimulo para os demais alunos.

– O perfil dos ganhadores geralmente está na faixa dos 20 anos. Qual recado você deixaria para os alunos de sua faixa etária que também sonham em estudar no exterior?

Eu tenho aprendido a cada dia que o sonho é a energia que nos move, e isso independe de idade, o que existe é o tempo certo de estarmos preparados para vivenciar o sonho. Uma coisa que gosto de fazer na medida do possível é um curso por ano, isso me mantém em contato com pessoas, trocando experiências e adquirindo conhecimentos em diferentes segmentos.

– Como a FAJ a ajudou nesse processo do Programa de Bolsas Fórmula Santander?

Tudo começou quando foi firmado um convênio entre a FAJ e a empresa em que trabalho, pois graças a esta parceria que eu estou conseguindo fazer o curso da pós-graduação e consequentemente participei do processo do Fórmula. Espero que essa parceria FAJ X Empresa (Convênio Empresa – FAJ), continue realizando sonhos. Além disso, gostaria de agradecer a professora Christiane, coordenadora do curso , que me falou sobre Programa de Bolsas Fórmula Santander e nos incentivou para que participássemos.

– Estou sabendo que você planeja abrir uma ONG. Você pode falar um pouco a respeito? De onde surgiu essa vontade? Qual o segmento?

Isso vem da época em que eu lecionava, pois havia alguns alunos jovens e sem muitas expectativas, usuários de drogas, alguns que estavam na escola apenas por obrigação. A partir destas experiências comecei a sentir vontade de criar uma ONG, onde fossem trabalhadas as potencialidades deles, através de ferramentas que os ajudassem num todo. A meta da ONG é preparar a criança e o adolescente para a vida. E para isso a criança e o adolescente teriam contato com áreas que a meu ver agregariam muito para se tornarem pessoas melhores, como esporte, carreira profissional e acompanhamento psicológico.

– Como o intercâmbio ajudará nesse projeto? Ajudará muito! Irei mostrar aos jovens que é possível realizar sonhos de maneira honesta. Busco ajudar as pessoas plantando a semente do bem, ajudar a resgatar os valores dessas crianças que hoje estão com os valores distorcidos.