Especialistas falam sobre crimes contra a Ordem Tributária na UniFAJ

Especialistas falam sobre crimes contra a Ordem Tributária na UniFAJ

O auditório do campus 1 da UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna) recebeu, na noite da terça-feira (27 de agosto) uma mesa redonda para debater sobre as exigências legais e documentais a serem cumpridas para afastar responsabilidade penal do contador e identificar situações de risco. O evento em parceria com a Trevisan, reuniu especialistas, professores coordenadores, alunos e o diretor do campus 1 Prof. Hector Escobar, que fez a abertura, e a coordenadora de Pós-graduação da Trevisan Profª Daniela Cartoni. O workshop foi voltado para profissionais das áreas tributária, contábil, jurídica, fiscal, administrativa, financeira e áreas correlatas e aos alunos dos cursos de Contábeis, Administração e Direito da UniFAJ.

Os debatedores foram Elizabeth Martos, Mestre em Direito Financeiro, professora e coordenadora do MBA em Gestão Tributária na Trevisan Escola de Negócios, Reginaldo de Jesus Pereira Filho, controller na Shefa, economista, contador e especialista em Gestão Tributária e Contábil. O mediador foi Anderson de Barros Silva, especialista em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, com mais de 20 anos nas Áreas Contábil, Tributária Financeira e Perícia, professor e Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da UniFAJ.

O evento teve o objetivo de discutir a importância do compliance tributário frente a fiscalização cada vez mais abrangente e tecnológica, no intuito de analisar e reduzir a exposição das empresas e dos profissionais aos riscos. “Esse é um tema de extrema relevância, frente às penalidades que as empresas e seus profissionais estão sujeitos, por conta da complexibilidade da tributação no Brasil e também para que possamos discutir os impactos da Reforma Tributária que está tramitando no Congresso atualmente”, diz o professor Anderson Barros.

“A Trevisan é uma das maiores instituições quando se trata das áreas de auditoria, contabilidade e finanças e a UniFAJ é referência por sua excelência e práticas inovadoras de ensino. Essa parceria vai gerar uma sinergia muito importante e que trará uma sólida formação direcionando um profissional extremamente qualificado para esse mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo”, afirma Barros.