Escola de Negócios promove atividade empreendedora aos alunos de Administração

Escola de Negócios promove atividade empreendedora aos alunos de Administração

No último dia, 17, os alunos do quinto semestre de Administração, curso que integra a Escola de Negócios, participaram de uma atividade com foco empreendedor com os proprietários do ateliê de doces Duce le Monde, Sandra e  Marcelo Martinez.

Cerca de 60 alunos buscaram por meio, do trabalho acadêmico, solucionar problemas atuais do negócio, como quais atitudes o casal pode tomar para atrair novos investidores. A turma foi dividida em grupos e ao final da atividade todo enviaram via e-mail o plano de ação ao professor para devida análise dos empreendedores e do colaborador FAJ.

A equipe que se destacou e agradaram Sandra e Marcelo, conquistou dois pontos na prova bimestral e o grupo que ficou em segundo lugar, foi avaliado pelo docente e conquistou um ponto.

Antes da execução dos trabalhos, os alunos assistiram a palestra ministrada pelos donos da Duce le Monde, que apresentaram sua trajetória. Marcelo é engenheiro mecânico por formação e Sandra graduada em Gastronomia. O casal buscou unir o conhecimento dos dois e abrirem seu próprio negócio. Além dos doces, o grande diferencial da empresa é a Bike Retrô, que foi desenhada pelo Marcelo enquanto ela fica responsável pela produção dos doces.

Hoje, com seis meses de vida, os empresários avaliam positivamente seu negócio relatando que o retorno adquirido era o esperado.

“Buscamos trazer aos alunos um estudo de caso de empreendedorismo nos dias atuais e desenvolver propostas com os estudantes para melhorar o nosso negócio”, frisa Marcelo.

Outro assunto abordado pelo empresário foi a falta de incentivo público às pessoas que desejam empreender. “O empreendedorismo tem que ser cada vez mais importante no nosso país e que os meios governantes incentivem mais essas atividades”, disse o empreendedor que revelou enfrentar grandes burocracias para a abertura do ateliê. Dentre os questionamentos feitos pelo casal aos alunos, Marcelo pediu para os futuros administradores refletirem se o Brasil é um país preparado para o empreendedorismo.

Para Sandra, a ação foi mais que uma troca de conhecimento. “Conseguimos criar uma rede de network e mostrar nosso trabalho”.

A Duce le Monde é uma empresa de doces artesanais que são vendidos por encomenda e ficam localizados aos finais de semana em pontos turísticos de Jaguariúna e região.