ENIC 2018 reúne mais de 480 trabalhos em três dias de evento

ENIC 2018 reúne mais de 480 trabalhos em três dias de evento

Nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, a UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna promoveu mais um Encontro de Iniciação Científica – ENIC. Ao todo, 484 trabalhos foram apresentados no campus I e II, de 17 cursos de graduação da instituição e dos dois cursos da FAAGROH – Faculdade de Agronegócios de Holambra. Reunindo trabalhos do PIC – Programa de Iniciação Científica que é coordenado pelo NEPI – Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares e Trabalhos de Conclusão de Curso.

Todos os cursos apresentaram seus trabalhos no período noturno, exceto Medicina Veterinária, e aproximadamente mil alunos apresentaram seus projetos para uma banca avaliativa composta por docentes da UniFAJ e convidados.

Na primeira noite do ENIC além das apresentações, as alunas de Bruna Fernanda de Moraes Bispo, Carolina Machado Pasqualine, Alice Mariana Gelmini e Cintia Cristina Ferreira Ridi, do 10º semestre de Psicologia, foram premiadas pelo diretor acadêmico de unidade, professor Flávio Fernandes Pacetta, pelo 2º lugar na área de Ciências Humanas e Sociais do 18º Congresso Nacional de Iniciação Científica – CONIC. As estudantes ficaram entre os 10 melhores trabalhos do país, que teve como tema os Aspectos Psicológicos do Comportamento Auto-danoso em Adolescentes: A Visão dos Professores. O projeto foi orientado pela docente Amanda Muglia Wechsler, que também foi homenageada.

Já no dia 6, no campus I, foi a vez das alunas de Administração, Ana Beatriz Grejo da Silva, Bianca dos Santos Lisboa e Gabriele Estefane da Silva, receberam do diretor acadêmico de unidade, professor Hector Escobar, uma homenagem pelo 9º lugar dos melhores trabalhos em andamento da área de Ciências Sociais Aplicadas, também do CONIC. O tema do projeto foi Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho, sendo orientadas pelo professor Marcos Valério Gebra da Silva. “Nós de Administração da UniFAJ estamos orgulhosos das alunas e do Orientador prof. Marcos Valério Gerbera. A excelente colocação do trabalho demonstra a importância que damos a pesquisa no curso também como metodologia de ensino aprendizagem. A Pesquisa é uma forma já reconhecida do desenvolvimento do graduando e quando, o grupo publica o estudo, o compartilhamento deste conhecimento é fundamental par ao crescimento intelectual de todos nós e um caminho para o desenvolvimento humano”, comentou o coordenador do curso, professor Rogério Gomes.

Nas três noites no campus II, os alunos e convidados contaram com um espaço decorativo para fazer fotos que foi desenvolvido integralmente pelos alunos que fazem estágio do CRIART – Escritório Modelo de Ensino e Desenvolvimento Social. Local coordenado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo do centro universitário.

O objetivo central do ENIC é incentivar a pesquisa entre os alunos da UniFAJ que está cada vez mais implantada nos cursos, por meio do NEPI e pela coordenação, tornando a instituição referência quando o assunto é pesquisa científica.