Engenharia de Produção desenvolve protótipo 3D com cola quente

Engenharia de Produção desenvolve protótipo 3D com cola quente

Nos dias 7 e 14 de fevereiro, os alunos do 9º semestre do curso de Engenharia de Produção praticaram, em laboratórios, diversos trabalhos abordando a Manufatura Aditiva e o processo da Voz do Consumidor. As aulas aconteceram durante a disciplina Desenvolvimento do Produto.

Além dessas ações, os estudantes acompanharam o funcionamento de uma impressora 3D, praticando com uma pistola de cola quente e assim simulando uma impressão 3D, descobrindo a complexidade da Manufatura Aditiva e a importância das suas estratégias para gerar um modelo 3D e as principais diferenças entre a manufatura convencional.

Segundo o docente responsável Geraldo Delgado Neto, “nesta vivência os alunos se surpreenderam com a simplicidade dessa simulação, como por exemplo, a utilização de uma pistola de cola quente e como isso pode trazer tantas ‘lições aprendidas’”, finaliza.

Com essa ação, os alunos tiveram a oportunidade de compreender estratégias para a manufatura aditiva, pois, ao trabalhar com o desenvolvimento de um protótipo com o uso de uma pistola de cola quente e exercitar as etapas de empreendedorismo, ensina o tipo de produto de qualidade que um consumidor deseja.

“Esta dinâmica de simples execução traz um ganho de conhecimento de extrema complexidade e instiga os alunos a refletirem sobre as novas tecnologias na prática. Importante destacar a importância do papel da pesquisa nos cursos de Graduação, pois está dinâmica foi desenvolvida e construída com base em artigos científicos pelo Grupo de Estudo de Ensino e Popularização da Ciência e Tecnologia – GEEP do NEPI”, aponta o docente Geraldo Delgado