Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Elétrica da UniFAJ participam do CENGE 2019

Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Elétrica da UniFAJ  participam do CENGE 2019

Entre os dias 18 e 22 de novembro, os alunos dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Elétrica da UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna, participaram do CENGE – Ciclo de Estudos das Engenharias. Neste ano, o evento contou com palestras, minicursos e uma Mostra de Projetos Temáticos.

Na segunda-feira, dia 18, o tecnólogo Marcelo Paes Maciel ministrou a palestra Atribuições do Engenheiro de Controle e Automação e Elétrico – CREA-SP aos alunos de todos os semestres de ambos os cursos. O profissional falou sobre as responsabilidades de um engenheiro, fiscalização, registro e outros assuntos.

No dia seguinte (19), o Jonatas Gianni abordou o tema Start-ups contando sua história de empreendimento na área de tecnologia e orientando os alunos que possui espírito empreendedor de como inicial uma start-up e a busca por investidores.

A Mostra de Projetos Temáticos dos dois cursos foi realizada na área anexa às cantinas do campus II da UniFAJ no dia 21 e contou com mais de 50 projetos envolvendo o desenvolvimento hardware mecânico e eletrônico, instrumentação, software, controle, automação de máquinas e equipamentos. Dentre os projetos teve a guerra de robôs que movimentou o evento, contando com torcida e muita agitação.

Encerrando o CENGE 2019, os alunos puderam escolher entre três opções de minicursos, ministrados por profissionais da casa. O docente John Antonio dos Reis foi o responsável pela aula de Programação de CLP, já o minicurso de IOT e Indústria 4.0, foi dado pelo professor Wellington Roque e o professor Raphael Issamu Tsukada ministrou o curso de Fundamentos do Simcenter Amesim.