Em atividade da disciplina Inclusão, Diversidade e Educação, estudantes praticam a conscientização pelo campus II da UniFAJ

Em atividade da disciplina Inclusão, Diversidade e Educação, estudantes praticam a conscientização pelo campus II da UniFAJ

Os alunos do 3º semestre do curso de Pedagogia participaram de uma atividade centrada na Diversidade Humana, como foco em auxiliar na construção da formação dos futuros pedagogos. A ação aconteceu no dia 19 de fevereiro e seguindo esse princípio, os alunos saíram da sala, se colocando no lugar de pessoas que buscam um lugar na diversidade, e compartilharam suas experiências também com os demais cursos da UniFAJ.

“Assim, se ajuda a formação de uma nova cultura que visa aprimorar as relações e combater o preconceito e a discriminação”, explica a coordenadora do curso, Regina Maringoni. “O desenvolvimento de uma cultura inclusiva depende do reconhecimento – de que as pessoas deixem de ser avaliadas e julgadas por suas aparências, mas sim por seus reais valores humanos e capacidades potenciais”, aponta.

A ação reforça que os ambientes públicos devem possibilitar a oportunidade de crescimento “e valorização da pessoa com deficiência a fim de instigar seu desenvolvimento e contribuir com uma melhor qualidade de vida tanto individual quanto coletiva”, finaliza a docente Regina.