SOBRE

A ideia de traçar uma carreira em uma instituição pública te inspira? Que tal participar da gestão pública e impactar a sua realidade e a de milhares de pessoas? O nosso curso te capacitará na utilização de métodos e técnicas modernas aplicadas às atividades de gestão para atuar em instituições públicas, nas esferas federal, estadual ou municipal. Suas atividades centram-se no planejamento, implantação, controle e gerenciamento de programas e projetos de políticas públicas.

Ao longo do curso, você terá contato com disciplinas nas áreas de Direito, Sociologia, Estatística, Economia, Administração Pública e Política.

PROFISSIONAL

Com conhecimentos sobre regulamentações, métodos e técnicas, você, como um gestor público, deverá ser capaz de coordenar o funcionamento das entidades do setor, considerando os recursos disponíveis, capacidade operacional e as políticas públicas, com o desafio de obter os melhores resultados para a sociedade e se envolvendo constantemente em questões de interesse público e social, além de orientar as estratégias e diretrizes de políticos do Poder Executivo e Poder Legislativo.

Veja as principais atribuições deste profissional:

  • Planeja e gerencia processos e serviços de organizações públicas;
  • Coordena equipes de trabalho;
  • Promove a competitividade das instituições, com incrementos na produtividade e qualidade dos serviços;
  • Elabora e coordena políticas públicas, como o combate ao analfabetismo e à desnutrição;
  • Controla o orçamento e acompanha licitações;
  • Organiza a logística e operação de campanhas públicas, como a de vacinação, por exemplo;
  • Assessora parlamentares;
  • Administra e gerencia projetos de entidades do terceiro setor ligados às políticas públicas.

Fica a dica: uma boa relação com pessoas, visão ampla e sistêmica da gestão pública, a capacidade de comunicação, trabalho em equipe e liderança são características importantes para se tornar este profissional.

ONDE ATUAR

O principal mercado para atuar como gestor público é a esfera pública. Para conquistar uma vaga neste setor da economia é preciso prestar concurso, mas há oportunidades também em outros segmentos, como:

  • Órgãos públicos como Ministérios, Agências, Secretarias e Institutos de Pesquisa, em áreas como Saúde, Habitação, Educação, Desenvolvimento e Cultura;
  • Associações sem fins lucrativos, como organizações não governamentais (ONGs), principalmente na condução de projetos ligados a políticas públicas;
  • Empresas privadas, especialmente para a articulação de ações em parceria com o governo.

SEU FUTURO NA PRÁTICA

O mercado de trabalho do Gestor Público está crescendo, uma vez que o Estado vem expandindo sua atuação em todas as regiões do País. A capital, Brasília, e a região Sudeste, são as que concentram maior número de vagas para estes profissionais.

INVESTIMENTO

A partir de: R$ 260,10

ÚLTIMAS NOTÍCIAS