Dia do Psicólogo é comemorado com palestra na UniFAJ

Dia do Psicólogo é comemorado com palestra na UniFAJ

No Dia do Psicólogo, 27 de agosto, os alunos do curso da UniFAJ participaram da Aula Magna que recebeu a palestra Psicologia do Esporte, Ética e Sociedade ministrada para professor da USP e doutor Cristiano Roque Antunes Barreira. A atividade que marcou o início do semestre letivo das turmas de Psicologia, contou com a presença de salas de Educação Física, devido ao tema ser de relevância para o curso também.

O diretor acadêmico de unidade, professor Flávio Fernandes Pacetta fez abertura da cerimônia e na sequência, Cristiano deu início a sua explanação que de acordo com ele, optou por falar sobre os fenômenos esportivos e os dilemas éticos que surgem ao seu redor.  “Todo fenômeno esportivo se organiza em torno de uma disputa que se estrutura de um esforço de excelência esportiva versus adversidade esportiva. Ao mesmo tempo que ela é óbvia e justamente por ser obvia ela é pouco tematizada e por isso a gente tem dificuldade talvez de reconhecer como esse aspecto, essa dialética entre excelência e diversidade é que conduzem aos dilemas éticos”, pontou o docente.

A discussão é essencial para os profissional das duas áreas, Psicologia e Educação Física, segundo Cristiano. Para os formados em Educaçaão Física é válido, já que eles têm toda a proposição institucional que reproduz os modelos de prática de treinamento de ensino e aprendizagem das modalidades esportivas, desde a infância. E o psicólogo atua com a escuta diferenciada. “A escuta do psicólogo promove uma qualificação da atividade esportiva isso se contrapõe a idealização do esporte. Se idealiza o esporte como uma prática edificante e a coisa não é assim, depende da forma que é proposta, que é orientada e aí a necessidade da presença de um profissional de Educação Física com essa qualificação a partir do conhecimento de psicologia do esporte, mas também das outras disciplinas afins, filosofia , sociologia, pedagogia e do profissional de Psicologia que permite uma atenção especializada para as dimensões que o profissional de Educação Física não tem o preparo adequado para lidar com isso”, explicou Cristiano.

No hall do anfiteatro, os alunos puderam ter contato com obras clássicas da Psicologia que estavam para doação.

 

 

 

 

 

 

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful