Determinação de acidez e pH em alimentos são temas de aulas em Engenharia de Alimentos

Determinação de acidez e pH em alimentos são temas de aulas em Engenharia de Alimentos

Os alunos do curso de Engenharia de Alimentos da UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna, durante aula prática realizada no dia 21 de agosto, aprenderam sobre a determinação de acidez e pH em alimentos processados na disciplina ‘Análise de Alimentos -I’.

Responsável por esta aula, a professora Dra. Vera Sônia Nunes da Silva conduziu os alunos do 6º semestre do curso, que realizaram análise em seis produtos disponíveis no mercado: Refrigerante sabor limão, suco de laranja, suco de uva, iogurte, leite integral pasteurizado e UHT. Os alunos realizaram todas as etapas analíticas desde a padronização do NaOH 0,1 M até a determinação da acidez por titulação volumétrica com detecção do ponto de equivalência com uso de indicador visual e por medidas potenciométricas.

Nesta aula os alunos conseguiram identificar a importância de cada etapa da técnica analítica para a obtenção de resultados confiáveis preconizados pelos métodos oficiais como o método oficial estabelecido pela Instituto Adolfo Lutz (2008).

De acordo com a Profa. Dra. Vera Sônia Nunes da Silva, nas aulas práticas são ensinados aos alunos muito além da técnica, são repassadas particularidades referentes aos ensaios, como por exemplo, os problemas que podem ocorrer durante a técnica de titulação envolvendo o uso de indicadores visuais do ponto de equivalência, já que o ponto de viragem depende do analista. A professora explicou também aos alunos as vantagens da técnica de titulação potenciometrica, além de fornecer informações sobre a importância da escolha do método analítico.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful