Descomplicando o Direito: mercado e profissão

Descomplicando o Direito: mercado e profissão

Qual a primeira imagem vem à sua cabeça quando se é questionado sobre o mercado de trabalho de um bacharel em Direito? Primeiro, obviamente, pensamos em uma pessoa andando alinhado, sempre de social, e depois vem à cabeça a ideia de que esse profissional passa 90% do seu tempo em ambientes formais. Vamos desmistificar esse cenário?

Mercado de Trabalho do bacharel em Direito

De acordo com o Guia da Carreira, o Direito é a profissão mais desejada dos brasileiros e o último Censo do Ensino Superior apontou que 800 mil estudantes distribuídos no Brasil, cursam Direito. A concorrência é alta, mas paralelamente, o mercado está expandindo, tanto em órgãos públicos quanto em instituições privadas. Para quem optar pelo serviço público, há um dado preocupante: Uma vaga de juiz chega a ser disputada por 200 pessoas.

Mas calma, não tem somente vaga de juiz, vamos citar abaixo outras oportunidades bem bacanas. Confira!

Vagas que o profissional do Direito pode atuar

  • Acadêmica – Pode atuar como professor universitário ou investir na carreira de pesquisa.
  • Advocacia – Em escritório próprio ou associado, com clientes que trazem processos;
  • Ambiental – O profissional atuará com ONG’s e empresas privadas com questões relacionadas ao meio ambiente.

E você faz ideia de como são as aulas do curso de Direito?

Em sua grade tem disciplinas diversas não só sobre as ramificações do Direito, tem sociologia, economia, psicologia e muito mais.

Além das aulas em sala, o curso de Direito possibilita aos alunos colocar em prática tudo o que é visto na teoria, como júris simulados com autoridades na área, como juízes, promotores e advogados.

Tem mais?

Claro! Pelo menos nas instituições de ensino superior do Grupo Polis Educacional, os alunos também são preparados em todas as disciplinas para o tão temido exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

A taxa de aprovação se aproxima dos 90% entre os alunos que ainda estudando o bacharelado e já estão com a carteirinha da Ordem dos Advogados do Brasil.

Veja alguns pontos que você participar durante a graduação em Direito:

  • Audiências e Júris simulados;
  • Debates sobre sociedade;
  • Workshops que permite a discussão dos temas atuais;
  • Contato com juristas renomados;
  • Preparação para a OAB.

 

Quer ser um bacharel em Direito e ainda ter uma preparação para o exame da OAB ainda na graduação? Conheça o curso da UniMAX.

Texto: Nathália Ferreira – Marketing em UniFAJ – Jornalista (MTB 86473/SP), com experiência em assessoria de imprensa em organização pública, atuação em jornais impressos e portais de notícias como repórter e produtora de conteúdo para redes sociais em perfis comerciais. Certificação em cursos de Inbound e Software do HubSpot Sales.