Deputado Federal ministra palestra na UniFAJ sobre as Reformas Penais

Deputado Federal ministra palestra na UniFAJ sobre as Reformas Penais

Texto e fotos de Nathália Ferreira MTB 86473/SP

As Reformas Penais foram pauta da Aula Magna do curso de Direito da UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna, realizada no dia 12 de abril, no campus I. Dissertando sobre o tema estava o jurista e deputado federal eleito por São Paulo, Luiz Flávio Gomes, que apresentou pontos positivos e negativos, de acordo com o seu posicionamento, referente a reforma jurídica que o atual ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Sérgio Fernando Moro está propondo.

“A proposta legislativa do Moro é combater o crime organizado, os crimes violentos e corrupção. A premissa dele está correta, porém entendam uma coisa, enfrentar a criminalidade no mundo, significa enfrentar três momentos diferentes, o preventivo e investigativo, o processo e o sistema penitenciário, que são três coisas diferentes. Moro priorizou a segunda opção sendo uma reforma processual”, explicou o professor que também é o criador do Movimento Quero Um Brasil Ético. Com esse objetivo, Gomes orientou os futuros advogados sobre a área jurídica e o seu funcionamento dentro do parlamento.

Outro ponto apresentado pelo Doutor e Mestre em Direito Penal, foi a defesa da sua proposta governamental que se baseia no investimento na educação básica, já que segundo o Deputado, a ciência e a tecnologia evoluíram expressivamente, mas houve uma falha no processo quando não foi investido da mesma forma no ser humano, como em ética e moral. “A tecnologia desenvolveu muito, mas se analisar o conteúdo das conversas na internet é de um ódio terrível. A Ciência também desenvolveu e não desenvolvemos o ser humano para fazer o uso de tudo isso. Só vamos chegar ao paraíso quando tivermos tecnologia, ciência, ética e moral, trabalhando todos juntos e assim alcançamos nosso objetivo, para isso é necessário estudar, não só passar pela faculdade”, frisou o palestrante.

Ao final de sua explanação, Luiz Flávio Gomes respondeu os questionamentos de alunos além de sortear um exemplar de seu livro para uma discente e deixar outra cópia na biblioteca do campus.

Estiveram presentes o diretor acadêmico de unidade, professor Flávio Fernandes Pacetta, coordenador do curso, professor Fabrizio Rosa, o prefeito de Jaguariúna, Márcio Gustavo Reis, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Valter Tozzi, a juíza da comarca do munícipio, Ana Paula Colabono Arias e a presidente da 232ª Subseção da OAB Jaguariúna e professora da UniFAJ, Maria do Carmo Santiago Leite.