Debates, palestras e troca de experiências: veja como foi o CESFAJ 2013

Debates, palestras e troca de experiências: veja como foi o CESFAJ 2013
Por Bruno Felisbino
Com uma programação diversificada de palestras, mostra de estágios, cine debate e mesa-redonda, o XXIII Ciclo de Estudos da Saúde da FAJ – CESFAJ – promoveu um grande encontro de conteúdos interdisciplinares voltado aos alunos de Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Educação Física e Farmácia.

Na segunda-feira (6), após a abertura solene feita pelo diretor acadêmico, Prof. Flávio Fernandes Pacetta, tiveram início as palestras com temáticas que variaram entre psicologia do esporte, psicoterapia infantil, pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos, novas abordagens terapêuticas sobre câncer de mama e gestão de negócios em alimentação e nutrição.

Na terça (7), foi realizada a Mostra de Estágios dos alunos de Psicologia no saguão do Anfiteatro do Campus II, com a exposição dos pôsteres dos trabalhos desenvolvidos e a apresentação oral pelos autores. No ginásio poliesportivo, os alunos de Educação Física participaram de uma mesa-redonda comandada pela equipe da comissão técnica do Mogi Mirim Esporte Clube.

Este foi um momento especial do Ciclo, já que a apresentação contou com a participação de dois ex-alunos da FAJ, Mateus Simoso e João Burse, que hoje são profissionais de destaque no futebol atuando na preparação física e técnica da equipe sub-20 do Mogi Mirim e no apoio aos profissionais.

“Foi um dia muito especial, em que pudemos voltar ao lugar onde nos formamos e tanto aprendemos. Abordamos temas como core training, propriocepção no futebol, aquecimentos, alongamentos, trabalhos técnicos e físicos, além da análise de desempenho tanto do sub-20 quanto do profissional”, comentou o preparador físico Mateus Simoso, feliz em retornar à Instituição para compartilhar um pouco de sua experiência profissional com os estudantes.

CINE DEBATE
No Anfiteatro houve a exibição do filme “Janela da Alma”, documentário sobre 19 pessoas com diferentes graus de deficiência visual. A sessão de cine debate foi conduzida pela Profª Ms. Flaviana Machado Tannus e pela Profª Drª Luciane Loss Jardim. “É um filme sobre o ser humano em que procuramos criar um espaço de reflexão para os alunos da área das ciências da saúde”, ressaltou a Profª Flaviana.

As palestras do segundo dia abordaram assuntos como pesquisa básica e pesquisa clínica, assistência ao idoso, controle de qualidade de alimentos, segurança do paciente e gerenciamento de risco hospitalar, uso de brinquedo terapêutico no atendimento infantil e uso de luz de led para reparação tecidual.

Na avaliação dos coordenadores dos cursos da Saúde da FAJ, o Ciclo mais uma vez cumpriu seu objetivo de promover o diálogo entre alunos, professores e especialistas sobre temas que tocam o campo da saúde, numa perspectiva interdisciplinar, proporcionando ao aluno uma vivência e compreensão das diversas áreas de atuação de um profissional de saúde.

“As palestras conseguiram envolver vários cursos, dando a noção real da multidisciplinaridade, com uma visão ampla e extremamente atual dos assuntos. Foi excelente”, resumiu a coordenadora do curso de Nutrição, Profª Christine Marinho de Lemos.