SOBRE

O Curso de Pós-Graduação em Reprodução e Produção de Bovinos é resultado da união de esforços e anseios de profissionais que buscam a criação e crescimento de novos caminhos de qualificação profissional, renovando os ciclos anteriores de educação, no intuito difundir e sedimentar novos métodos didáticos, sempre aliados à segurança, ética profissional e transparência.

O curso visa capacitar profissionais para sua ascensão no mercado de trabalho de reprodução e produção de bovinos, com os mais novos conceitos e técnicas aplicadas, para garantir o aumento de desempenho e da produtividade de propriedades rurais.

  • Local: Faculdade de Jaguariúna – Campus II

 

OBJETIVOS

Imprimir um padrão de excelência no ensino, com foco na modernização e atualização dos procedimentos e informações relacionados à bovinocultura de leite e corte, garantindo a capacitação de nossos alunos e contribuindo com seu crescimento profissional, por meio do desenvolvimento de suas competências e fortalecimento das habilidades já existentes.

 

DIFERENCIAIS

  • Nossa estrutura proporciona salas de aulas confortáveis e bem equipadas, além de ampla área para aulas práticas, a qual dispõe de troncos individuais, que impedem que os animais ofereçam riscos aos alunos, proporcionando segurança e maior qualidade no ensino.
  • Dispomos de equipamentos multimídia para reprodução de diagnóstico por imagens, buscando a democratização do ensino e garantia de melhor compreensão das técnicas empreendidas, bem como de Laboratório equipado com todas as ferramentas necessárias para as análises clínicas e biotécnias.
  • As aulas teóricas são conduzidas de forma dinâmica, com maior interação através da prática das discussões, troca de informações e feedback.
  • Contaremos com docentes altamente qualificados e influentes no cenário da bovinocultura nacional e no exterior.
  • O contato direto do aluno com os professores, neste ambiente de aprendizado profissional completo, propicia o exercício único das mais modernas técnicas e conceitos em fisiologia da reprodução, biotécnicas, gestão de propriedade de leite e corte, clínica médica, manejo sanitário, nutrição, forragicultura e bem-estar animal, que estão diretamente relacionados com o dia a dia no campo.

 

RECONHECIMENTO

Reconhecida pelo MEC através do credenciamento FAJ-MEC: Portaria MEC n° 586 de 03/05/2000 publicada no DOU de 05/05/2000.

 

PÚBLICO ALVO

Profissionais graduados em Medicina Veterinária.

 

CONTATO

Secretaria de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação
De segunda à quinta-feira das 13h às 22h, sextas-feiras das 13h às 21h e sábados das 8h às 12h
Telefone: (19) 3837-8505
E-mail: posgraduacao@faj.br ou atendimentopos@faj.br

 

 TEMAS ABORDADOS

  • Anatomia, fisiologia e endocrinologia da reprodução

    Abordagem anatômica do aparelho reprodutor da fêmea bovina, compreende a gametogênese e o desenvolvimento/dinâmica folicular relacionado a ação do eixo hipotalâmico-hipofisário-gonadal no ciclo reprodutivo.

  • Ultrassonografia aplicada a reprodução de bovinos

    Compreende o funcionamento do aparelho de ultrassom, capacita os alunos para identificar as estruturas que compõe o aparelho reprodutor da fêmea bovina, diagnóstico precoce de gestação, sexagem fetal e diagnóstico de patologias do trato reprodutivo.

  • Melhoramento genético

    Apresenta métodos e técnicas de investigação científica; programa, orienta e aplica as mais modernas técnicas de melhoramento genético, utiliza as biotecnologias da reprodução para maximizar a produção animal, identificando as raças, linhagens e suas principais utilidades dentro de um sistema de produção.

  • Inseminação artificial em tempo fixo – IATF

    Compreende, estabelece e implanta novas estratégias e protocolos para realização de inseminação artificial em tempo fixo (IATF) em Bos taurus e Bos indicus, respeitando a categoria e a condição nutricional dos animais envolvidos.

  • Transferência de embriões – TE

    Avalia e escolhe doadoras e receptoras de embriões. Desenvolve e compreende os protocolos para realização de superovulação de doadoras, coleta e avalia os embriões para realizar a transferência ou criopreservação.

  •  

    Aspiração folicular – OPU

    Avalia e escolhe doadoras e receptoras de oócitos. Desenvolve e estabelece os protocolos para realização da OPU, com o objetivo de recuperar oócitos aspirados para classificar, envasar e realizar todos os processos da FIV em laboratório, a fim de transferir ou criopreservar esses embriões. 

  • Andrologia

    Compreende a anatomia e endocrinologia reprodutiva do touro, a fim de estabelecer e executar uma coleta para avaliação física, clínica e morfológica do sêmen bovino, estabelecendo a viabilidade reprodutiva do animal, bem como a comercialização do sêmen criopreservado.

  • Clínica – patologias da reprodução

    Apresenta os principais transtornos que acometem os ovários, tubas uterinas, útero, cervix, vagina e vulva, que estão diretamente relacionados com a alteração da ciclicidade e diminuição da produtividade dos animais dentro do sistema de criação.

  • Forragicultura e manejo de pastagens

    Compreende as características das forrageiras e estabelece as formas de cultivo em diversas regiões do Brasil. Diagnostico e o controle de plantas daninhas, a fim de executar a manutenção das pastagens para garantir o melhor aproveitamento por área produtiva.

  • Nutrição leite – doenças metabólicas

    Estabelece e interpreta o balanceamento de dietas dos animais de baixa, média e alta lactação, respeitando as exigências metabólicas e sanitárias de cada categoria envolvida no sistema de produção de leite.

  • Nutrição corte – doenças metabólicas

    Estabelece e interpreta o balanceamento de dietas dos animais, respeitando as exigências metabólicas e sanitárias de cada categoria envolvida no sistema de produção de carne.

  • Manejo sanitário – leite / corte / abate

    Estabelece e interpreta os protocolos funcionais de vacinação, vermifugação e sanidade de casco, garantindo o aumento de desempenho e a longevidade dos animais dentro do sistema de produção de carne e leite.

  • Gestão na bovinocultura de leite

    Implanta um sistema gestão como ferramenta para diagnosticar e interpretar os índices zootécnicos e, assim, poder executar as ações de maneira planejada, com metas e objetivos, visando o aumento de produtividade e a viabilidade econômica da atividade.

  • Gestão na bovinocultura de corte

    Implanta o sistema de gestão como ferramenta para diagnosticar e interpretar os índices zootécnicos e, assim, poder executar as ações de maneira planejada, com metas e objetivos, visando o aumento de produtividade e viabilidade econômica da atividade.

  • Bem-estar animal na bovinocultura de leite e corte

    A importância do bem-estar animal na bovinocultura, técnicas de manejo e conforto, aliados a produtividade da atividade desenvolvida.

  • Metodologia cientifica – TCC

    Nesta etapa, o aluno deverá elaborar um trabalho técnico, que seja pautado no senso crítico científico e na produção acadêmico-científica. Para isso, deverá conhecer métodos e técnicas de investigação científica, normatização e elaboração do TCC.

 

O cronograma de disciplinas e o corpo docente podem sofrer alterações durante o curso de acordo com a necessidade pedagógica.

COORDENAÇÃO

MARCOS FELIPPE MORANDIM

Marcos é Médico Veterinário, formou-se em 2010 pela UNIPINHAL, possui especialização em reprodução e produção de bovinos pela Universidade Castelo Branco, MBA em gestão e planejamento estratégico de propriedades produtoras de leite pela EXALQ – USP. Desde a graduação trabalhou na atividade pecuária de leite e corte como consultor técnico. Atualmente é Diretor Técnico do ITVET.

CMRV/SP 31.135 – Inscrito desde 2011

 

CORPO DOCENTE

Ana Claudia Mendes Sousa

Mestre em Administração pela UMESP, Especialista em Economia pela USP, Bacharel em Turismo pela UMESP. Atua há mais de 10 anos no ensino superior . Diretora e Coordenadora do G7 Instituto no desenvolvimento de projetos em eventos, turismo, treinamento corporativo e educação.

 

Profº Ms. Anselmo Nascimento

Mestre em Engenharia de Produção pela UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba (2011). Pós-Graduado em Engenharia de Produção pela FANESE – Faculdade de Negócios de Sergipe (2006). MBA em Gestão Empresarial pela FGV – Fundação Getúlio Vargas (2002). Pós Graduado em Qualidade e Produtividade pela UFS – Universidade Federal de Sergipe (2000). Graduado em Engenharia pela UFS – Universidade Federal de Sergipe (1999). Atualmente é Gerente de Engª de Produção / T.Q.C. da Tavex Corporation S/A (1990-atual). Larga experiência na área de Engenharia de Produção, Sistemas de Gestão e Tecnologia da Informação, com ênfase em Certificações de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Ocupacional e Responsabilidade Social; Gestão da Produtividade; Administração da Produção; Logística Industrial; Organização e Métodos; Planejamento Estratégico e Gerenciamento pelo Desdobramento das Diretrizes. Possui 21 anos de experiência atuando na indústria têxtil em funções de coordenação e gerência. Professor titular da Faculdade de Jaguariúna onde atua desde 2010 nos cursos de Gestão Comercial e Logística. Professor titular da Faculdade de Negócios de Sergipe onde atua desde 2002 nos cursos de Administração e Engenharia de Produção. Consultor industrial. Membro da ABEPRO – Associação Brasileira de Engenharia de Produção.

 

Profº Ms. João Carlos F. Domingues

Possui graduação em Administração de Empresas pela ESAN – Escola Superior de Administração de Negócios, Pós Graduado em Ciências da Computação pela FASP – Faculdades Associadas de S. Paulo, Mestrado em Administração de Empresas pela UMESP – Universidade Metodista de São Paulo Experiência nas áreas de: Administração Geral, TI – Tecnologia da Informação, empresas do Terceiro Setor – ONGs e Cooperativas, Inovação, empreendedorismo e Novos Negócios.

 

Profº Ms. João Carlos Gabriel

Possui Graduação em Engenharia de Controle e Automação (UNICAMP – 2009), Engenharia de Materiais pela UFSCAR (2003), Graduação em Física (UNICAMP – 1999), Graduação em Bacharelado em Ciências Administrativas (PUCCAMP 1996), Graduação em Engenharia Química (UNICAMP – 1989), Mestrado em Engenharia Civil – Hidráulica e Saneamento (UNICAMP -2000). Tem experiência na área de Engenharia de Projetos Industriais (tubulações, instrumentação, controle e automação), em processos químicos, em engenharia sanitária (tratamento de águas e tratamento de águas residuárias) e em engenharia de construção e montagem, área na qual cursou o MBA em Gerenciamento de Construção e Montagem (FGV – 2009). É Gerente da OIKOTECH ENGENHARIA DE PROJETOS INDUSTRIAIS.

 

Profº Espec. Adriano F. Neto

Possui Graduação em , Pós-Graduação em gerenciamento de Projetos e Processos Organizacionais G7/FAJ e atua há 24 anos na Gerência de Manutenção da Magneti Marelli.

 

Profª Espec. Josi Mara Nolli

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo , pela PUC -Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pós-Graduação em Jornalismo Literário (2010) pela FAVI (Faculdade Vicentina – Pr) em convênio com a Associação Brasileira de Educação e Jornalismo Literário – SP (ABJL). Atua na área jornalismo impresso na área de gerência da editora e leciona na área de Comunicação.

 

Profª Mestre. Roseli Filizatti

Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco – Itatiba (1999), especialização em Desenvolvimento de Pessoas na Organização pela PUC – Campinas (2000), Mestrado em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco – Itatiba (2004), formação em Coaching Executive pela Sociedade Brasileira de Coaching (2014). Atua como professor do ensino superior em cursos de Psicologia, Administração e Tecnologia em RH. Tem experiência na área de Psicologia Organizacional, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, instrumentos psicológicos, avaliação de desempenho, recrutamento & seleção de pessoal, treinamento & desenvolvimento, administração de RH, gestão de pessoas, programas de incentivos e beneficios, coaching de lideranças e executivos.

 

Profº Espec. Rubens I. Souto

Possui Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela FGV – Faculdade Getúlio Vargas, Graduado em Administração pela USCS – Universidade de São Caetano do Sul.Professor/Coordenador – Faculdades Integradas de Ribeirão Pires, ESAMC, Faculdade Jaguariúna e G7 Instituto. Profissional com mais de 20 anos de experiência em empresas de grande porte, atuando nas áreas financeira, contábil, administrativa e comercial e com onze anos de vivência no magistério superior. Consultor contábil e financeiro de empresas de pequeno e médio portes.

 INVESTIMENTO

  • Ex-alunos têm desconto de 20% na mensalidade.

    Para receber os planos de pagamentos entre contato através do e-mail posgraduacao@faj.br

INSCRIÇÕES

NORMAS

  1. A formação de turmas está condicionada a um número mínimo de alunos;
  2. A matrícula será efetivada pela ordem de inscrição (pagamento dos boletos); quando o número de inscritos exceder o número máximo de vagas previsto, haverá devolução da parcela paga aos candidatos excedentes;
  3. Não haverá devolução da taxa de inscrição, exceto no caso da não formação de turma;
  4. A matrícula será concretizada a partir da apresentação da documentação exigida conforme prazos estipulados em cada curso e do pagamento da parcela única ou primeira parcela;
  5. Nos cursos que tiverem o investimento parcelado, os certificados serão emitidos pela Secretaria Geral somente após o pagamento da última parcela.
  6. No caso de desistência do curso, o aluno deverá se manifestar através de requerimento, evitando cobranças futuras, juros e/ou multas. A ausência do aluno às aulas não exclui a obrigatoriedade de pagamento das parcelas, caso não tenha requerido a desistência.

 

Clique aqui para fazer a sua inscrição!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS