SOBRE
A Gerontologia é uma área multidisciplinar com enfoque voltado à descrição e à explicação das mudanças típicas do processo de envelhecimento e seus determinantes genético-biológicos e socioculturais. Abrange aspectos do envelhecimento normal e patológico, considerando níveis atuais e o potencial para o desenvolvimento e o estudo das características das pessoas idosas, bem como das várias experiências de velhice e envelhecimento ocorrendo em diferentes contextos socioculturais.
O envelhecimento da população mundial é um importante tema da política de desenvolvimento. Com o aumento da longevidade no mundo, tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento, no qual se encontra o Brasil, torna-se de fundamental importância a criação de políticas acadêmicas direcionadas para a formação de recursos humanos para trabalhar com a velhice e os idosos.
OBJETIVOS
O curso de Especialização em Gerontologia tem o objetivo de formar profissionais de diversas áreas do conhecimento para prever, dimensionar, assistir e atuar junto às demandas específicas dos idosos, contribuindo para a Educação Gerontológica. Contribuir para a formação de profissionais capazes de produzir novos conhecimentos, tecnologias, intervenções, programas e inovações em saúde no campo do envelhecimento humano, de modo a promover a qualificação dos processos de atenção em saúde, educação em saúde, gestão e intervenção em saúde e gerontologia social.
RECONHECIMENTO
Reconhecida pelo MEC através do credenciamento FAJ-MEC: Portaria MEC n° 586 de 03/05/2000 publicada no DOU de 05/05/2000.
PÚBLICO ALVO
Profissionais formados em curso superior, das áreas de humanas e saúde, podem candidatar-se ao curso de especialização em Gerontologia.
TEMAS ABORDADOS
Módulo I – Gerontologia Básica
- Aspectos Sócio demográficos e Epidemiologia do Envelhecimento.
- Aspectos de Políticas Públicas, Sociais e Jurídicos em Gerontologia.
- Teorias do Envelhecimento.
- Fundamentos em Gerontologia.
- Metodologia de Pesquisa em Gerontologia.
- Orientação monografia.
Módulo II – Gerontologia Básica
- Antropologia Visual e Velhice
- Psicogerontologia
- Perspectiva histórico-cultural da memória e velhice
- Velhice e Educação
- Orientação Monografia
Módulo III – Ênfase em Gerontologia Social
- Lazer e Turismo na Velhice
- Arte, Cultura e Transformações sociais no Contexto da Velhice
- Espiritualidade e Envelhecimento
- Princípios de Administração em Gerontologia: Planejamento e Gestão de Serviços para Idosos.
- Gerontecnologia
- Seminário de Pesquisa
Módulo IV – Ênfase em Biogerontologia
- Saúde e Envelhecimento: Aspectos preventivos aos paliativos.
- Psicopatologia do Envelhecimento
- Avaliação Neuropsicolinguística na Velhice
- Suporte integral relacionado ao cuidado do idoso
- Apresentações Monografias
COORDENAÇÃO
Profa. Dra. Elisandra Villela Gasparetto Sé
Fonoaudióloga, Mestre em Gerontologia pela Faculdade de Educação – FE/UNICAMP, Doutora em Linguística – Área de Neurolinguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem – IEL/UNICAMP. Pesquisadora no Ambulatório de Psiquiatria Geriátrica e o de Neurologia do HC – FCM – UNICAMP. Presidente da Associação Brasileira de Alzheimer – ABRAZ Regional São Paulo e coordenadora da Sub-regional Campinas/SP. Coordenadora da Faculdade Aberta à Terceira Idade da POLICAMP e da Faculdade de Jaguariúna. Presidente do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Jaguariúna – FAJ.
INVESTIMENTO
- INVESTIMENTO: 23 parcelas de R$ 400,00
- Taxa de matrícula: R$ 50,00
Desconto especial para funcionários de empresas Conveniadas e ex-alunos!
MAIS INFORMAÇÕES
MERCADO DE TRABALHO
Campo de atuação:
Profissionais especialistas em Gerontologia poderão atuar com a velhice e os idosos em hospitais, ambulatório, unidades básicas de saúde, escolas, projetos e programas voltados à terceira idade, instituições de longa permanência, Home Care atendimento domiciliar, orientação, acompanhamento e apoio a cuidadores de idosos, capazes de identificar e caracterizar as mudanças evolutivas típicas da velhice e as possibilidades de variação que caracterizam indivíduos e grupos que envelhecem em diferentes épocas e contextos histórico-sociais.