SOBRE

A psicanálise é uma prática terapêutica que exige um treinamento específico tanto teórico como clínico. A especificidade dessa prática faz com que seja necessário o aperfeiçoamento dos elementos clínicos desenvolvidos por Freud e Lacan ao longo do século passado. Tais desenvolvimentos se diferenciam radicalmente da clínica médica e da psicologia. Nos cursos de graduação no Brasil o conteúdo de psicanálise é muito propedêutico e a necessidade de novas imersões acadêmicas são vitais para um aprofundamento das questões clínicas. Este curso de aprimoramento em psicoterapia psicanalítica visa aprofundar essas questões.

OBJETIVOS

O objetivo desse curso de aprimoramento em psicoterapia psicanalítica é de capacitar aluno(a)s na escuta psicanalítica e aprofundar o conhecimento das técnicas inauguradas por Freud e desenvolvidas por Lacan.

PÚBLICO ALVO

Graduados em Psicologia.

 

TEMAS ABORDADOS

Disciplina ESCRITOS TÉCNICOS FREUDIANOS
Carga Horária 120hs
CH aula teórica 60hs
CH aula prática 60hs
Ementa Esta disciplina visa estudar e analisar os escritos técnicos de Freud produzidos na década de 1910. Além disso, compõe essa disciplina as supervisões dos casos clínicos que os alunos estão atendendo na Interclínicas.

Disciplina CLÍNICA LACANIANA
Carga Horária 120hs
CH aula teórica 60hs
CH aula prática 60hs
Ementa Esta disciplina se dedica a estudar e analisar o desenvolvimento da técnica psicanalítica empreitada pelo psicanalista francês Jacques Lacan. Além disso, compõe essa disciplina as supervisões dos casos clínicos que os alunos estão atendendo na Interclínicas.

COORDENAÇÃO

Francisco Ronald Capoulade Nogueira

Doutor em Psicologia – UFSCar (2017). Doutor em Psicanálise e Psicopatologia – Paris VII (2017 – Co-tutela). Mestre em Psicologia – PUC Campinas (2011). Especialização em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia – EduCon/FAEL (2009/11). Graduação em Filosofia – PUC Campinas (2004).

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774616A0

MAIS INFORMAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS