SOBRE

O programa foi concebido para formar profissionais que efetivamente atendam às necessidades do mercado e tem como objetivo capacitar profissionais, executivos e gestores com base em ferramentas administrativas, para que dessa forma desenvolvam competências que permitam a percepção das necessidades estratégicas relacionadas à gestão de projetos nas empresas rurais.

PÚBLICO ALVO

  • Profissionais com graduação superior completa com interesse na área de administração rural.
  • Profissionais cujo ponto atingido em suas carreiras os obriga a atingir novos níveis de formação
  • Profissionais que aspirem a cargos executivos em suas empresas
  • Profissionais que demandem aliar conhecimento profissional ao conhecimento acadêmico.

 

DIFERENCIAIS

As aulas teóricas são conduzidas de forma dinâmica, com maior interação através das discussões, troca de informações e feedback.

Contamos com docentes altamente qualificados e influentes no cenário nacional da administração rural, gestão de fazendas e gestão do agronegócio.

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Os profissionais que concluírem este curso contarão com um forte posicionamento no mercado de trabalho que está em crescente expansão no Brasil. O agronegócio contribui com quase 20% do PIB Nacional.  

Os egressos deste curso terão formação sólida para os desafios da atuação em fazendas e sua função é planejar, controlar, decidir, avaliar resultados e aumentar a lucratividade de empresas agropecuárias e agroindustriais, aliado ao uso da tecnologia.

 

TEMAS ABORDADOS

 

Módulo I – Formação Being

 

Disciplina  Estratégia Empresarial
Ementa 
» Visões Estratégicas
» Estrutura Organizacional e Estratégia Organizacional

 

Disciplina  Empreendedorismo e Inovação
Ementa 
  1. » Estudo dos componentes do processo de desenvolvimento da capacidade empreendedora e inovadora dos indivíduos.
  2. » Instrumentos necessários ao planejamento, execução e controle das atividades inovadoras e empreendedoras.
  3. » Oportunidades de negócios; identificação, seleção e definição do negócio
  4. » O processo da inovação nos níveis diferentes da análise: indivíduo, equipe, rede e organizacional.
  5. » Postura de gestão e inovação coorporativa, formas de inovação; estratégias de inovação em produtos e serviços.
  6. » Gestão do conhecimento e sua ação para a melhoria do desempenho organizacional
  7. » Estratégias para a criação e compartilhamento de conhecimento; formas de transferência do conhecimento; práticas de gestão do conhecimento

 

Módulo II – Formação Knowing

 

Disciplina  Gestão do agronegócio
Ementa  » Cenário do agronegócio no brasileiro e mundial.

» Cadeias produtivas no agronegócio.

» Sistemas agroindustriais: Estudo da dependência integrada da indústria de insumos, produção agropecuária, indústria de alimentos e o sistema de distribuição, avaliando as ações entre os agentes ao longo dos diferentes setores da economia.

» Conceitos de Cooperativismo, Associativismo e Agricultura familiar. Aplicação dos sistemas em diversos setores da cadeia produtiva no agronegócio.

» Sistemas de informações no agronegócio

»Gestão de risco.

» Analise de mercado: Bolsa de valores, Mercado futuro, Comércio interno e externo, Importação e exportação.

» A importância da intensificação da produção agropecuária.

» A industrialização do agronegócio.

 

Disciplina  Direito aplicado a empresa rural
Ementa  » Formas de organização societária.

» Contratos agrários.

» Cédulas de créditos agrícolas e pecuário: A legislação que ampara e acompanha o projeto.

» Legislação ambiental: Política nacional do meio ambiente; Fauna; Flora; Aguas; Educação ambiental; Crimes e infrações administrativas ambientais; 

» Legislação trabalhista: Enquadramento profissional; convenções sindicais: segurança no trabalho; Contribuição previdenciária do trabalhador rural.

 

Disciplina  Contabilidade Aplicada a Empresa Rural
Ementa  » Imposto de Renda na atividade rural: Pessoa Física: rendimentos; receitas/custos e despesas; apuração do resultado. 

» Imposto de Renda na atividade rural: Pessoa Jurídica: lucro real,

presumido e arbitrado. 

» Contribuição Social: PIS/PASEP e COFINS. 

» Imposto sobre a propriedade rural (ITR). 

» Contribuição sindical rural. 

» Contribuição previdenciária rural.

» Análise contábil versus análise fiscal de uma empresa agropecuária.

 

Disciplina  Administração na Bovinocultura de Corte
Ementa  » Análise da situação atual do mercado interno e externo da cadeia produtiva da carne.

» Diagnóstico quantitativo e qualitativo da pecuária de corte.

» Planejamento estratégico de atividades da pecuária de corte.

» Avaliação de atividades pecuárias e metodologia para diagnóstico de aptidão produtiva da propriedade.

» Setorização da pecuária de corte: Cria, Recria, Engorda e Ciclo Completo.

» Gerenciamento do projeto pecuário.

» Avaliação do potencial técnico e condições ambientais da propriedade.

» Acompanhamento e avaliação da implantação do projeto de produção pecuária.

 

Disciplina Administração na Bovinocultura de Leite
Ementa  » Analise da situação atual do mercado interno e externo do setor lácteo.

» Metodologia de cálculo de custo de produção na atividade leiteira.

» Ferramentas de produção de indicadores zootécnicos e econômicos.

» Metodologia de cálculo de índices zootécnicos e econômicos.

» Planejamento estratégico da atividade empresarial leiteira.

 

Disciplina  Administração na produção de grãos
Ementa  » Análise de sistemas produtivos: milho, soja, trigo, feijão, arroz, sorgo

» Planejamento estratégico de produção na safra e entressafra

» Uso de tecnologias para aumento de produtividade

» Agricultura de precisão

» Monitoramento e controle de pragas e doenças

» Exploração do potencial produtivo da propriedade

» Sistemas de integração de lavouras e outras atividades

» Gestão financeira e econômica da produção de grãos

 

Disciplina  Marketing de produtos do agronegócio
Ementa  » O conceito de marketing e de valor aplicado ao agronegócio

» O planejamento estratégico de marketing – o uso efetivo do marketing na administração rural. 

» Definição sobre o papel das demais áreas que geram impacto no marketing das empresas (Vendas, Suprimentos, Produção, Finanças, RH etc.)

» Pesquisa e comportamento do mercado.

» Posicionamento de marca.

» Interação com o público alvo.

» Técnicas de relacionamento com o cliente.

» Ferramentas de incremento de vendas.

 

Módulo III – Formação Doing

 

Disciplina  Gestão Corporativa: Business Administration
Ementa  Gestão Financeira

»Conceito e definição sobre o papel da área de Finanças e demais áreas que geram informações para a gestão financeira da empresa (Crédito, Cobrança, Contas a Pagar, Contas a Receber, Tesouraria, Fluxo de Caixa, Captação e Aplicação de Recursos) 

» Conceito de Demonstrações Financeiras e sua importância para a Gestão Financeira.

» Necessidade de Capital de Giro e Fluxo de Caixa. Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC)

»Definição sobre o papel das demais áreas que geram impacto nas finanças das empresas (Vendas, Suprimentos, Produção, RH, Logística etc.) 

Gestão de Recursos Humanos

»Papel da área de Recursos Humanos. Conceito e evolução da Gestão de Pessoas. A evolução da área de DP para RH para Gestão de Pessoas no mercado. 

resultados na gestão de pessoas

»Alinhamento estratégico da gestão de pessoas e orientação com o planejamento de RH. 

» Definição sobre o papel das demais áreas que geram impacto na área de Recursos Humanos das empresas (Vendas, Suprimentos, Produção, Finanças, Marketing etc.).

Gestão da Produção, Operações e Logística

» Os conceitos de Gestão da Produção, Operações e Logística, e suas aplicações no dia-a-dia dos gestores dando assim uma visão geral de organização

» Planejamento estratégico das operações apresentando o modelo de

transformação, os tipos de produção e as decisões estratégicas e operacionais dos gestores de operação. 

» Definição sobre o papel das demais áreas que geram impacto na Logística, Produção e Operações das empresas (Vendas, Suprimentos, Produção, Finanças, RH etc.) 

 

Disciplina  Gestão por Processos BPM
Ementa  » Principais conceitos de BPM 

» Ciclo de Vida BPM

» Tipos de Processos 

» Tipos de Atividades

» Fatores Chaves de Sucesso BPM

» Visão geral Guia BPM CBOK

 

Disciplina  Práticas Avançadas e Métodos Ágeis de Gestão 
Ementa  » Introdução metodologias ágeis e suas aplicações

» Gestão de Requisitos com Práticas Ágeis

» Agilidade em escala organizacional

» Gestão 3.0

» Metodologias ágeis – Kanban

» Metodologias ágeis – SCRUM

» Scrum framework

» Valores e principios da Agilidade

» Papeis no Scrum

» Visao do produto / Backlog do produto

» Road map / plano de projeto

» Reuniões do Scrum

» Times auto gerenciaveis

» Liderança ágil

 

Módulo IV – Projeto Final

 

Disciplina  Grupo de estudos – Prática para Projeto
Ementa  » Formação de grupos e Prática para Artigo/Projeto

» Plano de trabalho: atividades, cronograma e esquema de trabalho

» Elaboração do projeto Prático

» Itens preliminares: tema, problematização, hipóteses, objetivos, justificativa e relevância

 

Disciplina  Métodos para Pesquisa/Projeto Prático
Ementa  » Revisão bibliográfica e regras para elaboração do artigo/projeto prático

» Metodologia para pesquisa/projeto prático: caracterização, técnicas de coleta e analise de dados

» Regras para referenciar o artigo/projeto

 

Disciplina  Elaboração de Artigo/ Projeto Prático
Ementa  Carga horária destinada ao desenvolvimento do projeto final

COORDENAÇÃO

Prof. Marcos Felippe Morandim 

  • Graduação: Medicina Veterinária na Faculdade de Espirito Santo do Pinhal, UNIPINHAL em 2010.
  • Especialização: Universidade Castelo Branco em reprodução e produção de bovinos em 2011.
  • MBA: EXALQ/USP em Gestão e planejamento estratégico de propriedades produtoras de leite Universidade de São Paulo.

 

Profa. Nathalia Machado Simão

  • Pós Doutorado em Energia – Universidade Federal do ABC.
  • Doutora em Energia – Universidade Federal do ABC.
  • Mestre em Sustentabilidade/Ciências Ambientais – Universidade de Taubaté.
  • Especialista em Gestão de Negócios – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Bacharel em Administração – Universidade Mackenzie.

 

MAIS INFORMAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS