SOBRE

O MBA em Gestão de Negócios busca contribuir na formação e na capacitação de profissionais e gestores para que desenvolvam competências que permitam a percepção das necessidades estratégicas nas empresas e corporações. Possui um programa moderno e consistente em conteúdo, que objetiva o aprimoramento e desenvolvimento profissional, aliado ao desenvolvimento de competências profissionais, utilizando uma metodologia ensino-aprendizado dinâmica e voltada para a aplicação das ferramentas gerenciais de forma integrada.

OBJETIVO

O objetivo geral do curso é o de desenvolver o espírito crítico e analítico do profissional envolvido na Gestão de Negócios através do estudo teórico e de ferramentas contemporâneas em gestão estratégica.

O curso visa também desenvolver competências (conhecimento, habilidades e atitudes) relacionadas à gestão empresarial, de modo a contribuir para a atuação profissional e social do gestor. Espera-se também que seja desenvolvida ao final do curso uma visão de grande relevância aos profissionais no sentido de prepara-los para lidar com a complexidade e a competitividade do ambiente corporativo.

PÚBLICO-ALVO

  • Profissionais com graduação superior completa e com interesse em gerar mais resultados com maior qualidade na gestão de negócios e estratégia corporativa
  • Profissionais cujo ponto atingido em suas carreiras os obriga a atingir novos níveis de formação;
  • Profissionais que aspirem a cargos executivos em suas empresas;
  • Profissionais que demandem aliar conhecimento profissional ao conhecimento acadêmico

TEMAS ABORDADOS

Análise de Cenários Econômicos
»Visão Geral das Questões Econômicas Fundamentais: Mercado, Preços, População, Meios de Subsistência, Renda Nacional.» Formação Econômica do Brasil e Desenvolvimento Industrial do Brasil» Desenvolvimento Econômico: Comércio Internacional

 

Desenvolvimento de Organizações Inteligentes
»Introdução à organizações inteligentes.»Organizações de aprendizagem Aprendizagem Organizacional.»Aprendizado 4.0: novas práticas em educação corporativa.»Criatividade no Ambiente Organizacional»Modelo conceitual de aprendizagem: categorias, variáveis e instrumentos.

»Deficiências de aprendizagem das organizações.

»A quinta disciplina de Senge.

»As cinco atividades de Garvin.

 

Planejamento e Gerenciamento Híbrido de Projetos: Scrum e PMBOK
»Principais aplicações e características de um projeto» Fases e áreas de gestão envolvidas em um projeto.» Melhores práticas ligadas à gestão de projetos» PMBOK: gestão de projetos tradicional. 9 áreas do conhecimento.» SCRUM: gestão ágil de projetos. Sprints,

 

Direito Empresarial
» Princípios de Direito aplicados aos negócios» Direito comercial» Direito contratual» Direito societário» Direito tributário

 

Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance
» Motivação para o alto desempenho de equipes» Empowerment» Gestão do desempenho» Alocação eficaz de pessoas» Equipes de trabalho versus grupos

» Papel do gerente desenvolvedor (coach)

»Papel do gestor no desenvolvimento do clima de trabalho adequado.

»Desenvolvimento Gerencial

 

Business Model Generation e Geração de Valor
» Definição e processo de construção de modelos de negócios.» Metodologias Ágeis de Negócios» Lean Startup e Business Model Generation» Modelagem de negócios a partir de oportunidades» Levantamento de hipóteses, testes e validações do modelo de negócios.

» Proposta de Valor e Análise do Valor (AV)

» Business Design na Geração de Valor.

» Ferramenta FAST (functional analysis system technique)

» Business Model Canvas e Value Proposition Canvas

» Gerenciamento de múltiplos modelos de negócios.

 

Integração de Negócios e Corporate Performance Management (CPM)
» Gestão por processos» Integração departamental» Apoio de tecnologia: ERP, BSC, BI, KM, SCM, etc.» Trade offs interdepartamentais» Gerenciamento de Desempenho Corporativo

» Monitoramento, análise e resolução dos problemas ou acertos

» Desenvolvimento de novos negócios

» Casos Práticos de CPM

 

Plano de Negócios
» Plano de negócio completo para a empresa criada» Construção do Sumário Executivo» Como preparar um Plano de Negócios» Estrutura e Organização do Plano de Negócios» Descrição, Concepção e planejamento do negócio

» Análise geral da viabilidade e estratégia do empreendimento: estrutural, administrativo, estratégico, mercadológico e operacional.

» Alianças e parcerias.

» Problemas de planejamento e alocação de recursos, tarefas e carga de trabalho.

» Análise e melhoria de processos

» Avaliação e controle de objetivos e metas

» Orientação para elaboração final e apresentação do Plano de Negócio

 

Estratégia Empresarial
» Visões Estratégicas» Estrutura Organizacional» O campo da estratégia empresarial: os principais conceitos, classificações e teorias.» As escolas e as tipologias de estratégia.» A estratégia e a concorrência

» O processo da estratégia

» O controle estratégico e os cenários.

» Etapas para a formulação, implementação e acompanhamento das estratégias.

 

Tópicos Emergentes em Gestão Empresarial
Temas contemporâneos e emergentes em gestão de negócios(Os temas serão definidos a cada turma de acordo com plano de ensino)

 

Empreendedorismo e Inovação
» Estudo dos componentes do processo de desenvolvimento da capacidade empreendedora e inovadora dos indivíduos.» Instrumentos necessários ao planejamento, execução e controle das atividades inovadoras e empreendedoras.» Oportunidades de negócios; identificação, seleção e definição do negócio.» O processo da inovação nos níveis diferentes da análise: indivíduo, equipe, rede e organizacional.» Postura de gestão e inovação coorporativa, formas de inovação; estratégias de inovação em produtos e serviços.

» Gestão do conhecimento e sua ação para a melhoria do desempenho organizacional

» Estratégias para a criação e compartilhamento de conhecimento; formas de transferência do conhecimento; práticas de gestão do conhecimento.

 

Prática de Pesquisa – Grupo de Estudos
» Relevância da revisão teórica e da pesquisa bibliográfica no trabalho científico» Elaboração do projeto de pesquisa» Plano de trabalho: atividades, cronograma e esquema de trabalho.

 

Metodologia Científica
» Itens preliminares: tema, problematização, hipóteses, objetivos, justificativa e relevância» Revisão bibliográfica e regras ABNT para elaboração do trabalho científico» Metodologia da pesquisa: caracterização, técnicas de coleta e analise de dados» Regras para referenciar o trabalho científico

COORDENAÇÃO DO CURSO

Nathalia Machado Simão 

Pós-Doutora pela Universidade Federal do ABC. Doutorada em Energia, pela Universidade Federal do ABC. Mestre pela Universidade Municipal de Taubaté. Especialista em Gestão de Negócios, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Administração, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui 15 anos de experiência como docente tendo ministrado aulas em cursos de graduação e pós-graduação, bem como orientado trabalhos nesses níveis de ensino.

 

INVESTIMENTO

Ex-alunos e funcionários de empresas conveniadas tem desconto de 20% na mensalidade. Para receber os planos de pagamentos entre contato através de posgraduacao@posglobal.com.br

CONTATO

Secretaria de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação De segunda à quinta-feira das 13h às 22h, sextas-feiras das 13h às 21h e sábados das 8h às 12h Telefone: (19) 3837-8505 E-mail: posgraduacao@faj.br ou atendimentopos@faj.br

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