SOBRE

O “Design Thinking” é uma abordagem diferenciada para soluções inovadoras e criativas. As técnicas e ferramentas do Design Thinking tem aplicabilidade no mundo dos negócios, justamente porque a complexidade dos problemas a nível estratégico exigem soluções cada vez mais criativas e de enfoque interdisciplinar.

Nesta abordagem, a aprendizagem é fator fundamental e deve ser contínua, sendo que as adaptações serão sempre necessárias.  As organizações inteligentes (organizações que aprendem) são constituídas por profissionais com perfil diferenciado, que além de competência, demonstram a capacidade criativa de resolver problemas difíceis e complexos.

A metodologia do Design Thinking auxilia na construção de uma cultura organizacional baseada na co-criação, transformando os desafios em oportunidades e lidando com as incertezas e a imprevisibilidade do processo de gestão. Requer raciocínio associativo e pensamento analítico, além de se propor a posicionar as pessoas do início ao fim dos processos, sendo que as capacidades, características e necessidades pessoais são levadas sempre em consideração.

OBJETIVO

O principal objetivo do curso é a formação e o desenvolvimento de profissionais que atuam a nível estratégico nas empresas, visando à ampliação de suas habilidades críticas, inovadoras e criativas. Dessa forma, a Pós-Graduação em Design Thinking e soluções inovadoras para os negócios busca capacitar os profissionais na aplicação das ferramentas do Design Thinking tanto para o planejamento e remodelagem de processos diários e cotidianos das empresas – com vistas a desburocratizar e inovar nas soluções – quanto para as funções e soluções estratégicas.  Os alunos serão convidados a abrirem-se para uma análise crítica do “já aprendido anteriormente”, explorando possibilidades, revendo ideias e explorando seus insights

TEMAS ABORDADOS

MÓDULO I – BEING

Disciplina Estratégia Empresarial

Ementa » Visões Estratégicas

  • Estrutura Organizacional
  • O campo da estratégia empresarial: os principais conceitos, classificações e teorias.
  • As escolas e as tipologias de estratégia.
  • A estratégia e a concorrência
  • O processo da estratégia
  • O controle estratégico e os cenários.
  • Etapas para a formulação, implementação e acompanhamento das estratégias.

 

Disciplina Empreendedorismo e Inovação

Ementa » Estudo dos componentes do processo de desenvolvimento da capacidade empreendedora e inovadora dos indivíduos;

  • Instrumentos necessários ao planejamento, execução e controle das atividades inovadoras e empreendedoras;
  • Oportunidades de negócios; identificação, seleção e definição do negócio;
  • O processo da inovação nos níveis diferentes da análise: indivíduo, equipe, rede e organizacional;
  • Postura de gestão e inovação coorporativa, formas de inovação; estratégias de inovação em produtos e serviços;
  • Inovação aberta, colaboração e conexão; framework de inovação e suas etapas.

 

Disciplina Tópicos Emergentes em Gestão

Ementa » Temas contemporâneos e emergentes em gestão empresarial

(Os temas serão definidos a cada turma de acordo com plano de ensino)

 

MÓDULO II – DESIGN THINKING E SOLUÇÕES INOVADORAS PARA OS NEGÓCIOS

Disciplina Fundamentos do Design Thinking

Ementa » Conceito de design thinking: abordagem metodológica para a solução de problemas.

  • Mindset e soluções inovadoras para os negócios.
  • Métodos e técnicas para soluções criativas.
  • Contraposição de dois tipos de pensamento: pensamento analítico e pensamento intuitivo e a interdisciplinaridade. Pensamento integrativo.
  • Os valores e pilares do design thinking.
  • Processo e etapas do método design thinking
  • O mercado e a utilização do desing thinking.

 

Disciplina Ferramentas e Práticas do Design Thinking

Ementa » Ferramentas para organizar de ideias, identificar oportunidades e riscos (problemas) e propor soluções.

  • Co-criação: desafios e oportunidades.
  • Experimentação como parte do processo criativo.
  • Gerenciando as incertezas do processo (erro, imprevisibilidade e estruturas abertas
  • Ferramentas em todas as etapas do Design Thinking.: “imersão”, “empatia”, “ideação”, “prototipagem” e “teste”. Prototipagem deve ser abordado mais superficialmente pois há uma disciplina exclusiva para esta fase do DT.
  • Apresentação de algumas ferramentas para a solução de problemas: jornada do cliente, mapa mental, Modelo de Kano, Pensamento Convergente x Divergente, Brainstorming 5 sentidos, Analogias, Biomimética, MVP, Teste AB.
  • Estratégias de negócio e posicionamento (considerando o design thinking).

 

Disciplina Prototipação & Storytelling Design

Ementa » A prototipação no Design Thinking.

  • As marcas e os arquétipos
  • Ferramentas de prototipação
  • Protótipo de papel. Modelo de volume. Fidelidade do protótipo.
  • Encenação. Storyboard.
  • Construção e desconstrução das narrativas e personagens. Exemplos
  • Definição de storytelling.
  • Transmídia Storytelling
  • Cultura e elementos do storytelling.
  • Storytelling, marketing e engajamento.

 

Disciplina Integração de Negócios e Corporate Performance Management (CPM)

Ementa » Gestão por processos

  • Integração departamental
  • Apoio de tecnologia: ERP, BSC, BI, KM, SCM, etc.
  • Trade offs interdepartamentais
  • Gerenciamento de Desempenho Corporativo
  • Monitoramento, análise e resolução dos problemas ou acertos.
  • Casos Práticos de CPM

 

Disciplina Business Model Generation e Geração de Valor

Ementa » Definição e processo de construção de modelos de negócios.

  • Metodologias Ágeis de Negócios
  • Lean Startup e Business Model Generation
  • Modelagem de negócios a partir de oportunidades
  • Levantamento de hipóteses, testes e validações do modelo de negócios.
  • Proposta de Valor e Análise do Valor (AV)
  • Business Design na Geração de Valor.
  • Ferramenta FAST (functional analysis system technique)
  • Business Model Canvas e Value Proposition Canvas
  • Gerenciamento de múltiplos modelos de negócios.

 

Disciplina Business Plan

Ementa » Plano de negócio completo para a empresa criada

  • Construção do Sumário Executivo
  • Como preparar um Plano de Negócios
  • Estrutura e Organização do Plano de Negócios
  • Descrição, Concepção e planejamento do negócio
  • Análise geral da viabilidade e estratégia do empreendimento: estrutural, administrativo, estratégico, mercadológico e operacional.
  • Alianças e parcerias.
  • Problemas de planejamento e alocação de recursos, tarefas e carga de trabalho.
  • Análise e melhoria de processos
  • Avaliação e controle de objetivos e metas
  • Orientação para elaboração final e apresentação do Plano de Negócio

 

Disciplina Desenvolvimento de organizações inteligentes

Ementa »Introdução à organizações inteligentes.

  • Organizações de aprendizagem Aprendizagem Organizacional.
  • Criatividade no Ambiente Organizacional
  • Modelo conceitual de aprendizagem: categorias, variáveis e instrumentos.
  • Deficiências de aprendizagem das organizações.
  • A quinta disciplina de Senge.
  • As cinco atividades de Garvin.

 

Disciplina Service Design

Ementa » Conceito do design de serviços.

  • Métodos e técnicas para soluções criativas em design de serviços.
  • Princípios do desenvolvimento de serviços: centrado no usuário (cliente); co-criativo (stakehonders), sequencial (pré-serviço, serviço e pós-serviço); holístico (papel integrador entre organização e funcionários)
  • Ferramenta de Net Promoter Score (NPS) e avaliação da qualidade do serviço
  • Ferramentas, metodologias e processo do design de serviços.
  • Modelos Mentais (DT) para serviços

 

MÓDULO III- PESQUISA APLICADA

Disciplina Prática de Pesquisa – Grupo de Estudos

1. » Entender os conceitos básicos da leitura e interpretação de textos acadêmicos.

  1. » Elaboração do projeto do trabalho de conclusão de curso em formato de artigo científico, a partir da aplicação de conhecimentos teóricos e práticos fundamentados na metodologia científica.
  1. » Orientações para exercícios práticos, constantes e diários para a construção do Projeto de Pesquisa dos Grupos.
  1. » Estabelecimento de metas para entrega dos tópicos do projeto para que ao final da disciplina o aluno tenha o projeto de trabalho completo.
  1. » O professor da disciplina tem a função de guia e de ser um elemento motivador para o desabrochar das capacidades de leitura e escrita científica do aluno, bem como a função de orientador, para garantir o bom andamento do trabalho nos prazos pré-estabelecidos.

 

Disciplina Metodologia Científica

Ementa 6. » Itens da pesquisa e estruturação do trabalho científico: tema, problematização, hipóteses, objetivos, justificativa e relevância

  1. » Revisão bibliográfica e regras ABNT para elaboração do trabalho científico
  2. » Metodologia da pesquisa: caracterização, técnicas de coleta e analise de dados
  3. » Regras para referenciar o trabalho científico
  4. Disciplina Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo Científico
  5. Ementa 12. » Carga horária destinada ao desenvolvimento de artigo científico a ser entregue para obtenção do título de especialização

PÚBLICO-ALVO

Este curso é voltado para profissionais a nível gerencial ou que almejem esta posição. É um curso que visa à formação de profissionais com visão crítica e baseada na solução de problemas complexos a partir da inovação e da criatividade. Visa, acima de tudo, exercitar o Mindset do Design Thinking estimulando a autonomia intelectual e espírito investigativo e desenvolvendo projetos e novos modelos de negócio a partir desta perspectiva.

INVESTIMENTO

Ex-alunos e funcionários de empresas conveniadas tem desconto de 20% na mensalidade.
Para receber os planos de pagamentos entre contato através de
posgraduacao@posglobal.com.br

 

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INSCRIÇÕES

NORMAS

  1. A formação de turmas está condicionada a um número mínimo de alunos;
  2. A matrícula será efetivada pela ordem de inscrição (pagamento dos boletos); quando o número de inscritos exceder o número máximo de vagas previsto, haverá devolução da parcela paga aos candidatos excedentes;
  3. Não haverá devolução da taxa de inscrição, exceto no caso da não formação de turma;
  4. A matrícula será concretizada a partir da apresentação da documentação exigida conforme prazos estipulados em cada curso e do pagamento da parcela única ou primeira parcela;
  5. Nos cursos que tiverem o investimento parcelado, os certificados serão emitidos pela Secretaria Geral somente após o pagamento da última parcela.
  6. No caso de desistência do curso, o aluno deverá se manifestar através de requerimento, evitando cobranças futuras, juros e/ou multas. A ausência do aluno às aulas não exclui a obrigatoriedade de pagamento das parcelas, caso não tenha requerido a desistência.
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