SOBRE

A estrutura do curso foi pensada procurando privilegiar a concepção político-social da Educação, em suas sérias implicações ao futuro de nosso país, acreditando que a gestão escolar e a coordenação pedagógica devem se basear no compromisso com a inclusão e com a justiça social, entendendo o ensino como direito de todos e dever da Nação, e a Educação como meio único da conquista às ascensões social e financeira.

OBJETIVOS

Preparar o discente para o exercício de uma gestão escolar que observe a ética e as responsabilidades política e social da escola, com vistas ao seu entendimento sistêmico e totalitário, em uma conjuntura democrática de ações transformadoras, que contribuam efetivamente à construção de uma sociedade mais justa e humana.

RECONHECIMENTO

Reconhecida pelo MEC através do credenciamento FAJ-MEC: Portaria MEC n° 586 de 03/05/2000 publicada no DOU de 05/05/2000.

PÚBLICO ALVO

Pedagogos, Professores e demais profissionais da área de Educação.

DIREÇÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR

Prezado(a) Senhor(a).

Venho, através desta, fornecer alguns esclarecimentos relevantes sobre o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, oferecido pela Faculdade de Jaguariúna.

O Curso objetiva preparar o profissional da Educação para assumir os cargos de Direção, Coordenação Escolar e de Área e Supervisão Escolar.

Esclareço que para os cargos de Direção e Supervisão Escolar nas redes públicas em geral, e em particular a do Estado de São Paulo, é exigido, dos candidatos, Licenciatura Plena em Pedagogia ou Mestrado ou Doutorado na área de Educação, além de especialização na área de Educação e de ter experiência mínima na sala de aula, ou em cargos/funções de gestão educacional, que variam de acordo com o cargo a ser ocupado.

Ressalta-se que são considerados cursos de especialização na área de Educação aqueles que abordem temas atinentes aos processos educacionais, bem como cumpram uma carga-horária presencial efetiva mínima de 360 h, além daquelas destinadas a outras atividades não presenciais, tais como o Trabalho de Conclusão de Curso.

Finalmente, acrescento que o Curso de Especialização com carga-horária mínima de 600 horas, quando exigido, o é tão somente aos candidatos que não possuam Licenciatura Plena em Pedagogia, nem Mestrado ou Doutorado na área de Educação.

Colocando-me à disposição para elucidar outros pontos que venham a se apresentar duvidosos, bem como para indicar os endereços de acesso aos editais de concursos públicos que contém as informações aqui explanadas, agradeço a sua atenção e disponibilizo, abaixo, meus contatos.

Atenciosamente,
Professora Msc. Christiane Novo Barbato
Coordenadora do Curso de Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica

TEMAS ABORDADOS

EMENTA

A especialização visa capacitar/aprimorar o profissional para o exercício da Docência Superior, promovendo a competência para análise e compreensão dos diferentes elementos configuradores do processo de ensino-aprendizagem, na perspectiva de uma didática eficaz.

CONTEÚDO

 

Módulo I

  • Metodologia da Pesquisa e Produção Científica
  • Fundamentos do Ensino Superior
  • Construção do Conhecimento e Teorias da Aprendizagem

Módulo II

  • Educação a Distância e novas Tecnologias
  • Organização do Trabalho Pedagógico
  • Avaliação do Ensino e aprendizagem
  • Seminários I

Módulo III

  • Planejamento do Ensino Superior
  • Legislação e Normas do Ensino Superior
  • Seminários II
  • TCC (semipresencial)

COORDENAÇÃO

Christiane Novo Barbato

Doutoranda na área de Educação (Universidade São Francisco), possui mestrado em Ensino da Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996), com dissertação na área de Lógica Deôntica, Lato Sensu em Administração e Marketing, MBA em Gestão Contemporânea de Pessoas e Licenciatura em Matemática (1988). Foi coordenadora do Curso de Graduação em Licenciatura em Matemática (2006-2008) e professora dos cursos de Matemática, Pedagogia e Normal Superior (1991 – 2010) e possui experiência em formação e capacitação docente. Atualmente é professora da Faculdade Jaguariúna – FAJ e Professora-Tutora da Fundação Getúlio Vargas – FGV Online.

INVESTIMENTO

Taxa de matrícula: R$ 230,00 – Ganhe até 50% na matrícula!

Valor: 18x R$ 517,00 ou 24x R$ 390,50

Valores especiais para conveniados ou ex-alunos: 18x R$ 561,90 ou 24x 275,00

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