SOBRE

O “Design Thinking” é uma abordagem diferenciada para soluções inovadoras e criativas. As técnicas e ferramentas do Design Thinking tem aplicabilidade no mundo dos negócios, justamente porque a complexidade dos problemas a nível estratégico exigem soluções cada vez mais criativas e de enfoque interdisciplinar.

Nesta abordagem, a aprendizagem é fator fundamental e deve ser contínua, sendo que as adaptações serão sempre necessárias.  As organizações inteligentes (organizações que aprendem) são constituídas por profissionais com perfil diferenciado, que além de competência, demonstram a capacidade criativa de resolver problemas difíceis e complexos.

A metodologia do Design Thinking auxilia na construção de uma cultura organizacional baseada na co-criação, transformando os desafios em oportunidades e lidando com as incertezas e a imprevisibilidade do processo de gestão. Requer raciocínio associativo e pensamento analítico, além de se propor a posicionar as pessoas do início ao fim dos processos, sendo que as capacidades, características e necessidades pessoais são levadas sempre em consideração.

PÚBLICO ALVO

Este curso é voltado para profissionais a nível gerencial ou que almejem esta posição. É um curso que visa à formação de profissionais com visão crítica e baseada na solução de problemas complexos a partir da inovação e da criatividade. Visa, acima de tudo, exercitar o Mindset do Design Thinking estimulando a autonomia intelectual e espírito investigativo e desenvolvendo projetos e novos modelos de negócio a partir desta perspectiva.

TEMAS ABORDADOS

 

MÓDULO I – BEING
Disciplina  Estratégia Empresarial
Ementa  » Visões Estratégicas

» Estrutura Organizacional 

» O campo da estratégia empresarial: os principais conceitos, classificações e teorias.

» As escolas e as tipologias de estratégia. 

» A estratégia e a concorrência

» O processo da estratégia

» O controle estratégico e os cenários.

» Etapas para a formulação, implementação e acompanhamento das estratégias.

 

Disciplina  Empreendedorismo e Inovação
Ementa  » Estudo dos componentes do processo de desenvolvimento da capacidade empreendedora e inovadora dos indivíduos;

» Instrumentos necessários ao planejamento, execução e controle das atividades inovadoras e empreendedoras;

» Oportunidades de negócios; identificação, seleção e definição do negócio;

» O processo da inovação nos níveis diferentes da análise: indivíduo, equipe, rede e organizacional;

» Postura de gestão e inovação coorporativa, formas de inovação; estratégias de inovação em produtos e serviços;

» Inovação aberta, colaboração e conexão; framework de inovação e suas etapas.

 

Disciplina  Tópicos Emergentes em Gestão
Ementa  » Temas contemporâneos e emergentes em gestão empresarial 

(Os temas serão definidos a cada turma de acordo com plano de ensino)

 

MÓDULO II – DESIGN THINKING E SOLUÇÕES INOVADORAS PARA OS NEGÓCIOS
Disciplina  Fundamentos do Design Thinking
Ementa  » Conceito de design thinking: abordagem metodológica para a solução de problemas.

» Mindset e soluções inovadoras para os negócios.

» Métodos e técnicas para soluções criativas. 

» Contraposição de dois tipos de pensamento: pensamento analítico e pensamento intuitivo e a interdisciplinaridade. Pensamento integrativo.

» Os valores e pilares do design thinking.

» Processo e etapas do método design thinking

» O mercado e a utilização do desing thinking. 

 

Disciplina  Ferramentas e Práticas do Design Thinking
Ementa  » Ferramentas para organizar de ideias, identificar oportunidades e riscos (problemas) e propor soluções.

» Co-criação: desafios e oportunidades.

» Experimentação como parte do processo criativo.

» Gerenciando as incertezas do processo (erro, imprevisibilidade e estruturas abertas

» Ferramentas em todas as etapas do Design Thinking.: “imersão”, “empatia”, “ideação”, “prototipagem” e “teste”. Prototipagem deve ser abordado mais superficialmente pois há uma disciplina exclusiva para esta fase do DT.

» Apresentação de algumas ferramentas para a solução de problemas: jornada do cliente, mapa mental, Modelo de Kano, Pensamento Convergente x Divergente, Brainstorming 5 sentidos, Analogias, Biomimética, MVP, Teste AB.

» Estratégias de negócio e posicionamento (considerando o design thinking).

 

Disciplina  Prototipação & Storytelling Design
Ementa  » A prototipação no Design Thinking.

» As marcas e os arquétipos

» Ferramentas de prototipação

» Protótipo de papel.  Modelo de volume. Fidelidade do protótipo.  

» Encenação.  Storyboard.  

» Construção e desconstrução das narrativas e personagens. Exemplos

» Definição de storytelling.

» Transmídia Storytelling

» Cultura e elementos do storytelling.

» Storytelling, marketing e engajamento.

 

Disciplina Integração de Negócios e Corporate Performance Management (CPM)
Ementa  » Gestão por processos

» Integração departamental

» Apoio de tecnologia: ERP, BSC, BI, KM, SCM, etc.

» Trade offs interdepartamentais 

» Gerenciamento de Desempenho Corporativo

» Monitoramento, análise e resolução dos problemas ou acertos.

» Casos Práticos de CPM

 

Disciplina  Business Model Generation e Geração de Valor
Ementa  » Definição e processo de construção de modelos de negócios.

» Metodologias Ágeis de Negócios

» Lean Startup e Business Model Generation

» Modelagem de negócios a partir de oportunidades

» Levantamento de hipóteses, testes e validações do modelo de negócios.

» Proposta de Valor e Análise do Valor (AV)

» Business Design na Geração de Valor.

» Ferramenta FAST (functional analysis system technique)

» Business Model Canvas e Value Proposition Canvas

» Gerenciamento de múltiplos modelos de negócios.

 

Disciplina  Business Plan
Ementa  » Plano de negócio completo para a empresa criada

» Construção do Sumário Executivo

» Como preparar um Plano de Negócios

» Estrutura e Organização do Plano de Negócios

» Descrição, Concepção e planejamento do negócio

» Análise geral da viabilidade e estratégia do empreendimento: estrutural, administrativo, estratégico, mercadológico e operacional.

» Alianças e parcerias.  

» Problemas de planejamento e alocação de recursos, tarefas e carga de trabalho.

» Análise e melhoria de processos

» Avaliação e controle de objetivos e metas

» Orientação para elaboração final e apresentação do Plano de Negócio

 

Disciplina  Desenvolvimento de organizações inteligentes
Ementa  »Introdução à organizações inteligentes. 

»Organizações de aprendizagem Aprendizagem Organizacional.

»Criatividade no Ambiente Organizacional

»Modelo conceitual de aprendizagem: categorias, variáveis e instrumentos.

»Deficiências de aprendizagem das organizações. 

»A quinta disciplina de Senge. 

»As cinco atividades de Garvin. 

 

Disciplina  Service Design
Ementa  » Conceito do design de serviços.  

» Métodos e técnicas para soluções criativas em design de serviços.

» Princípios do desenvolvimento de serviços: centrado no usuário (cliente); co-criativo (stakehonders), sequencial (pré-serviço, serviço e pós-serviço); holístico (papel integrador entre organização e funcionários)

» Ferramenta de Net Promoter Score (NPS) e avaliação da qualidade do serviço

» Ferramentas, metodologias e processo do design de serviços.  

» Modelos Mentais (DT) para serviços

 

MÓDULO III- PROJETO PRÁTICO
Disciplina  Grupo de estudos – Prática para Projeto
Ementa  » Formação de grupos e Prática para Artigo/Projeto

» Plano de trabalho: atividades, cronograma e esquema de trabalho

» Elaboração do Projeto Prático

» Itens preliminares: tema, problematização, hipóteses, objetivos, justificativa e relevância.

 

Disciplina  Métodos para Pesquisa – Projeto Prático
Ementa  » Revisão bibliográfica e regras para elaboração do artigo/projeto prático

» Metodologia para pesquisa/projeto prático: caracterização, técnicas de coleta e analise de dados

» Regras para referenciar o artigo/projeto

 

Disciplina  Projeto Final
Ementa  » Carga horária destinada ao desenvolvimento do projeto final, artigo ou projeto prático.

COORDENAÇÃO

Nathalia Machado Simão

  • Pós Doutorado – Universidade Federal do ABC.
  • Doutora– Universidade Federal do ABC.
  • Mestre em Sustentabilidade – Universidade de Taubaté.
  • Especialista em Gestão de Negócios – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Bacharel em Administração – Universidade Mackenzie.

 

MAIS INFORMAÇÕES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS