Curso Teórico-Prático de Sanidade Suína acontece no HEV da UniFAJ

Curso Teórico-Prático de Sanidade Suína acontece no HEV da UniFAJ

Entre os dias 22 e 23 de novembro, o Hospital-Escola Veterinário da UniFAJ recebeu o Curso Teórico-Prático de Sanidade Suína, contando com a presença de diversos alunos e professores UniFAJ. As aulas práticas e teóricas foram ministradas pelos docentes e doutores Alberto Stephano, Maria Nazaré Lisboa e Adriana Pereira.

Segundo a responsável Adriana, “os temas abordados no curso de patologia animal foram sobre as ferramentas para se chegar a um diagnóstico clinico através do histórico da granja e do problema, avaliação de dados produtivos, parâmetros clínicos e a necropsia que é a parte integrante do diagnóstico clinico, com posterior coleta de amostras para confirmação da suspeita clínica”, aponta.

Já na aula prática, os alunos acompanharam e realizaram uma identificação dos sinais clínicos, discussão dos parâmetros fisiológicos, além de coletas de amostras para auxilio de diagnóstico, como Swab nasal, coleta de sangue, coleta de fezes e a necropsia propriamente dita com coleta de material para auxílio do laboratório para confirmação da suspeita clinica dos agentes envolvidos.

“Os Médicos Veterinários, necessitam de treinamento para que possam auxiliar no campo a tomada de decisão do envolvimento de certos agentes que atualmente apresentam os sinais clínicos muito semelhantes, sendo de fundamental importância a necropsia e avaliação das análises macroscópicas para se chegar a uma suspeita fundamentada em evidencias”, finaliza a professora Adriana.

O curso é promovido pela Empresa Consuitec – Assessoria Técnica Comercio Ltda, sendo a Dra. Nazaré Lisboa e Adriana Pereira como responsáveis e o consultor e Dr. professor Alberto Stephano um dos Palestrantes, que contribui com sua experiência como pesquisador e professor por mais de 20 anos na Universidade Autônoma do México (UNAM).