Curso de pedagogia promove palestra sobre paulo freire e educação libertadora

Curso de pedagogia promove palestra sobre paulo freire e educação libertadora

Na quinta-feira , dia 19 de maio, ocorreu no Anfiteatro da FAJ Campus II uma excelente palestra a todos os que se interessam pela Educação, promovida pelo curso de Pedagogia, proferida pelo Prof. Dr. Nilo Agostini, cujo tema foi “Prática da Liberdade e Ação Libertadora: a arte de educar em Paulo Freire”

O Professor Nilo Agostini é Doutor em Teologia pela Université des Sciences Humaines de Strasbourg II, França (1989), onde obteve também o Diploma de Estudos Aprofundados (D.E.A.), em 1986, e o mestrado, em 1985. Hoje atua como professor e pesquisador na Universidade São Francisco (USF), de Bragança Paulista SP, integrando o corpo de docentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da USF. É autor de mais de uma dezena de livros, várias dezenas de artigos em periódicos especializados e bom número de participações em obras coletivas.

Com um resgate do percurso histórico de Paulo Freire, Patrono da Educação brasileira, o Prof. Nilo Agostini expôs sua intervenção crítica, das contradições políticas na sociedade brasileira, a partir de suas publicações como “Educação como Prática da Liberdade” , “Pedagogia do Oprimido” entre outras importantes obras. Assim, Paulo Freire, como educador e sujeito histórico, marcou a constituição do pensamento crítico sobre Educação no Brasil, disseminado também em outros continentes.

O prof. Nilo Agostini afirmou que, a partir da realidade da sociedade brasileira dos anos cinquenta, frente a quadros alarmantes de analfabetismo e alienação de grande parte da população brasileira do acesso à leitura e ao saber, Paulo Freire desafia-se a alicerçar uma nova Pedagogia, para além das práticas tradicionais, visando a conscientização e a autonomia do educando em sua Formação Humana, transformadora da realidade sociocultural. Abre, assim, possibilidades para a Educação como prática da liberdade .

Eixo central de suas concepções, a conscientização apresenta-se, por sua vez, como práxis, processo de ação e reflexão da mulher e do homem na História,no despertar de sua consciência crítica, na afirmação como sujeitos comprometidos com a transformação desta mesma História.

A palestra do Prof. Nilo Agostini nos mostra a atualidade das propostas de Paulo Freire para a formação acadêmica e profissional dos alunos do curso de Pedagogia, a fim de desenvolvermos educadores que promoverão, certamente, a Educação libertadora e transformadora, inspirada em Paulo Freire, em sua prática docente.

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful