Curso de Nutrição realiza Plantão de Amamentação e outras ações em homenagem a Semana Mundial de Aleitamento Materno

Curso de Nutrição realiza Plantão de Amamentação e outras ações em homenagem a Semana Mundial de Aleitamento Materno

Por Marina Lopes

No intuito de conscientizar a população acadêmica e disseminar conhecimento acerca do aleitamento materno, a turma do 5º semestre de Nutrição da UniFAJ aproveitou a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que ocorre entre os dias 1 e 7 de agosto, para promover uma série de ações de conscientização pelo Campus II, como exposições de fotografias e Plantão da Amamentação.

Colaboradores, alunos e docentes puderam prestigiar e observar desde o dia 1 de agosto as ações realizadas pela turma em todo o campus. “Os alunos realizaram ações de conscientização com fotos dizendo porque amamentar é importante e também sobre amamentação em público, assunto que ainda gera muita discussão, mas que é uma prática completamente saudável, natural e de amor materno. Então, para desmistificar espalhamos fotos pelo campus, dizendo que mulher não precisa colocar paninho, não precisa se esconder. ”, explica a docente responsável pelo Plantão e projetos, Izabella Tesoto.

Além disso, os alunos desenvolveram um vídeo de conscientização sobre a importância do apoio e ajuda da família durante o período de amamentação e espalharam fotos em todos os murais do campus, conscientizando o público sobre como fazer ordenha e como armazenar corretamente o leite para quando a mãe voltar ao trabalho. Também explicaram sobre o papel da empresa no aleitamento materno; legislação e leis trabalhistas que protegem o aleitamento e outros assuntos.

E para fechar a Semana Mundial de Aleitamento materno, a UniFAJ promoveu no último dia o Plantão da Amamentação no intuito de despertar curiosidade e acolher gestantes, mulheres com dificuldades em amamentar, pais, familiares ou qualquer pessoa que tivesse dúvidas sobre a amamentação. Docentes e alunos dispuseram de instrumentos como a mama didática e uma boneca que ensina a maneira correta do neném pegar no peito durante a amamentação para explicação durante a ação. “Hoje eles [os alunos] vivenciaram na prática como é trabalhar com educação nutricional, aleitamento materno, prevenção e resolução de problemas”, pontua Izabella.

De acordo com a docente, é importantíssimo o curso de nutrição ter a consciência de que esse assunto deve ser abordado profundamente e de todas as maneiras possíveis, “ao atender uma paciente gestante, amamentando ou até mesmo um bebê, é importante sabermos analisar o contexto: se o peso do bebê está ok; empoderar a gestante antes dela ter o neném, para prevenirmos e solucionarmos problemas. Abordados tudo isso dentro do curso e com isso podemos ajudar a sociedade.”.

E para o aluno, o aprendizado na prática é gratificante, pois, além de desenvolverem os materiais, praticar o aprendizado e o conteúdo estudado é essencial para se tornarem profissionais capacitados a lidarem com diferentes situações do cotidiano do nutricionista.