Agende uma visita!


    UniFAJUniMAXFAAGROH

    Curso de Engenharia de Produção promove mais uma edição do Despertando os Sentidos

    Texto de Nathália Ferreira MTB 86473/SP

    No dia 23 de agosto teve início mais uma edição do projeto Despertando os Sentidos do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário de Jaguariúna – UniFAJ. A proposta da ação é solicitar aos alunos do 8º semestre a elaboração de um projeto que visa atender as demandas de pessoas com alguma deficiência e/ ou Instituição e dessa forma promover aos alunos, o exercício de empatia.

    Nesta aula inicial, o responsável pelo NIAC – Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da UniFAJ, professor Luis Fernando Ridi, conversou com a sala sobre as necessidades das pessoas com deficiência e promoveu dinâmicas que os alunos simularam serem deficientes visuais e auditivos, vivenciando uma parte do cotidiano das pessoas com deficiência. “Uma boa proposta seria que o professor Luis desenvolver esta palestra para todos os cursos da UNIFAJ, pois é muito importante para a formação atual dos profissionais “, deu a ideia o professor do curso Geraldo Delgado, que é coordenador do projeto.

    A ação destaca-se por ser centrado na empatia entre futuros engenheiros e a acessibilidade, já que durante o processo de elaboração, os grupos fazem pesquisa de campo para identificar as necessidades passando a ter conhecimento sobre as novas leis da promoção da saúde fazendo uso do Designer Universal, que é composto por sete princípios, que são: Uso acessível, Flexibilidade de uso, Uso simples e intuitivo, Informação perceptível, Tolerância a erros, Mínimo esforço físico e Tamanho e espaço tanto na aproximação quanto no uso.

    No desenvolvimento do projeto, os alunos contam com a assessoria dos grupos de estudos da área de ciências exatas e tecnologia do NEPI – Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares contribuindo para a parte de interações digitais entre as pessoas e o mundo. Após a finalização dos trabalhos, a turma apresenta para os colegas de classe e expõe no Production Day, a mostra de projetos temáticos do curso de Engenharia de Produção e também no espaço Coworking, localizado no campus I da IES.

    “São ações como essa realizada pelo Professor Geraldo que contribuem para o desenho universal, oferecendo acesso a todos de forma digna e com respeito. Também é importante destacar que o principal objetivo, é de mudar o olhar e as atitudes da sociedade assim derrubando as barreiras, dando oportunidades iguais para que de fato a Inclusão aconteça”, frisou Luis Fernando.

    E o docente Geraldo complementa. “Como sensibilizar e criar vínculos entre as pessoas num mundo de interações digitais, por mais que o mundo digital facilite as interações sociais este dificulta as relações interpessoais, o que dificulta a percepção e leitura corporal nas interações entre as pessoas”.

    Nos 15 dias posteriores ao início desta edição, os alunos visitarão instituição fazendo a pesquisa de campo e o grande diferenciais do Despertando os Sentidos 2018, é a visita de representantes das ongs no dia da avaliação final dos trabalhos, promovendo ampla divulgação do projeto.

     

    Skip to content