Curso de Ciências Contábeis elabora ação social por meio do Imposto de Renda Solidário

Com o intuito de prestar um serviço de utilidade pública, o curso de Ciências Contábeis da UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna) promove anualmente a atividade do “Imposto de Renda Solidário: Orientações, Palestras, Plantão de Dúvidas e Destinação Solidária”.

O projeto visa auxiliar a elaboração, além de enviar via internet a Declaração de Imposto de Renda para pessoas de baixa renda, que não possuem condições de contratar um profissional para realizar esse serviço. No ano de 2017, o grupo promoveu plantões de dúvidas e realizou aproximadamente 85 atendimentos em escolas públicas da região e atendimentos diretamente nas cidades onde residem, em alguns casos até indo à residência desses contribuintes.

Entre as atividades, os alunos receberam treinamento teórico e prático abrangendo a legislação e regras específicas do Imposto de Renda de Pessoa Física. Depois foi dada uma palestra com o delegado adjunto da Receita Federal, em que foram esclarecidos pontos específicos e avançados do assunto, e houve um treinamento no Laboratório de Informática.

De acordo com o coordenador do curso, o serviço proporcionou aos alunos a oportunidade de colocar em prática a teoria vista em sala de aula, ter contato direto com os servidores da Receita Federal e prestar assistência aos contribuintes de baixa renda, às pequenas empresas e sociedades civis sem fins lucrativos.