Culpado ou inocente? Alunos realizam Júri Simulado nesta sexta

No Teatro Municipal de Jaguariúna

Por Bruno Felisbino

Mantendo a tradição de todo final de ano, o curso de Direito da FAJ realiza na noite desta sexta-feira, 23, o “Júri Simulado – Ano VIII”. O evento será realizado mais uma vez no Teatro Municipal de Jaguariúna, com a presença de um grande público, entre estudantes, professores, familiares, comunidade jurídica e público em geral.

Os estudantes do 8º semestre organizam toda a atividade, sob a orientação dos professores e coordenação. Todo o ambiente real de um júri é reproduzido, desde o julgamento de um caso concreto de crime contra a vida aos procedimentos obrigatórios no tribunal.

O julgamento então transcorre sob a condução do juiz, responsável por dirigir e coordenar o andamento do júri. Os advogados de acusação formulam as acusações contra o réu ou ré, baseados nas provas dos autos, que precisam ser rechaçadas pelos advogados de defesa para o convencimento dos jurados.

As testemunhas falam a favor ou contra o réu ou ré, pondo em evidência as contradições e enfatizando os argumentos fundamentais. Já o corpo de jurados ouve todo o processo e a seguir vota se o réu é culpado ou inocente.

“O Júri Simulado tem feito com que nossos alunos, através da experimentação prática, possam verificar um dos mais empolgantes e bonitos processos que temos na esfera judicial. Isso traz uma vivência valiosa da realidade do direito que eles verão logo à frente na carreira”, destaca o diretor acadêmico da FAJ, Prof. Flávio Fernandes Pacetta.

O Júri Simulado é o ponto de alto de uma série de atividades práticas do curso de Direito da FAJ, que passa pela realização de seminários, palestras, oficinas, semana jurídica, encontro científico e atendimentos de casos reais no Juizado Informal de Conciliação (JIC). O resultado de um semestre inteiro de dedicação poderá ser conferido nesta sexta-feira, a partir das 19 horas, no Teatro Municipal de Jaguariúna.