Copa do Mundo e Olimpíadas impulsionam oportunidades no Circuito das Águas

Por Caio Maroso, Arquiteto e Professor da FAJ

Com a realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas 2016, o país se prepara para receber um grande número de turistas nos próximos anos. Ainda que se tenham dúvidas sobre as benesses que esses eventos podem trazer ao país, é consenso que a procura pelo Brasil como destino turístico vai aumentar, ou melhor, já está aumentando. As previsões para o período entre 2011 e 2014 são de aumento de 30% dos desembarques nacionais, crescimento de 55% de entradas internacionais e criação de 2 milhões de empregos formais e informais na área do turismo. Os dados são do CNT – Conselho Nacional de Turismo.

O Circuito das Águas Paulista, formado por Jaguariúna, Pedreira, Amparo, Monte Alegre do Sul, Serra Negra, Lindóia, Águas de Lindóia e Socorro, é hoje um dos grandes atrativos turísticos do Estado e do País. Esse potencial deve crescer, visto que Jaguariúna e Águas de Lindóia foram escolhidas para serem subsedes e vão receber duas delegações para o tempo de aclimatação e treinamento das equipes. O Consórcio do Circuito acredita que muitos turistas serão atraídos por essa nova condição, beneficiando toda a região, e não apenas as cidades escolhidas.

Com grande destaque no turismo, atualmente a região recebe por volta de 7 milhões de visitantes por ano. Segundo Edson Rodrigo de Oliveira Cunha, diretor administrativo e gestor do Circuito das Águas, se for considerada uma média de 1.400 reais por visitante, o setor gera uma receita de quase 10 bilhões de reais por ano. Para atender a essa demanda a região possui quase 20 mil leitos em hotéis, pousadas e outros estabelecimentos do gênero.

A preparação do Circuito para os eventos da Copa já começou. Em agosto de 2012, foi criado o Comitê Regional para a Copa do Mundo 2014, que deve realizar reuniões frequentes e criar o plano de ação do grupo. No último mês de novembro o Consórcio participou da Expo Estádio, Expo Esporte e Sports Business 2012, e promoveu o Encontro de Negócios em Turismo, com parceria do Senac Itapira e do Escritório Regional do Sebrae-SP

Com a perspectiva da multiplicação dessa procura, motivada pela Copa do Mundo, existe forte demanda por profissionais capacitados e interessados em aproveitar a oportunidade. Para estes que desejam se preparar para atuar na área, a FAJ – Faculdade de Jaguariúna oferece os cursos de nível superior em Turismo e Gastronomia, além do curso de extensão “Circuito das Águas Paulista – Coordenação de Grupos”. A formação sólida e de qualidade é o que fará toda a diferença para o sucesso tanto do profissional quanto dos empreendimentos turísticos da região nos próximos anos. Mais informações no site da FAJ ou pelo telefone 0800 775 55 55.