Coordenadores dos mais de 40 cursos do Grupo Polis Educacional, que é composto pelo Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), Faculdade Max Planck, e Faculdade de Agronegócios de Holambra (FAAGROH), participaram, no dia 18 de junho, da primeira Oficina de Indicadores da Avaliação de Ensino Superior, que aconteceu na Faculdade Max Planck, em Indaiatuba.
A reunião foi organizada pela Angrad (Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração) em decorrência do novo treinamento de Formação de Coordenadores de Curso, que será lançado para o mercado pela Angrad e que tende a atuar como Lato Sensu futuramente.
O primeiro módulo trabalhado do curso foi sobre a Regulação do Ensino Superior. Segundo o vice-presidente da Angrad, professor José Carlos Pacheco Coimbra, que também é pró-reitor Acadêmico das instituições do Grupo Polis Educacional, um dos tópicos abordados dentro dessa disciplina foi relacionado ao Enade, CPC (Conceito Preliminar de Curso) e ao IGC (Índice Geral dos Cursos) e como o uso estratégico desses indicadores auxilia os coordenadores, oferecendo uma alta performance do curso.
O grupo Polis Educacional foi o selecionado para conhecer a aula piloto do novo módulo, intitulado Regulação do Ensino Superior. O evento contou com a presença dos coordenadores de todos os cursos da UniFAJ, Max Planck e FAAGROH, além de representantes da Angrad, como o seu presidente do conselho construtivo, Rui Otávio Bernardes de Andrade, o vice-presidente José Carlos Pacheco Coimbra e o professor Alexandre Nicolini, consultor do segmento educacional.
A oportunidade possibilita ao corpo docente um conhecimento mais amplo em relação a esses indicadores do Enade. “Quanto melhor o coordenador conhecer o indicador, mais ele consegue avaliar o seu curso frente ao universo nacional da disciplina dele”, aponta o professor Coimbra. “Esse conhecimento auxilia o docente a perceber quais pontos são necessários para melhorar o curso e assim avançar nesses indicadores de desempenho”, prossegue.
O feedback dos professores que participaram desse piloto do curso foi muito positivo, conforme relata o docente Edevaldo Antonio Vosgrau Junior, do curso de Logística da Faculdade Max Planck. “É de grande valia esses momentos em que paramos um pouco para refletirmos como gestores do curso e não apenas como coordenadores. Já estou estruturando algumas ações a partir dos questionamentos feitos”, diz.