Coordenador de Engenharia de Produção da FAJ lança livro baseado em projeto de pesquisa

Coordenador de Engenharia de Produção da FAJ lança livro baseado em projeto de pesquisa

Por: Bruno Felisbino

O Prof. Me. Renato Luis Garrido Monaro, coordenador do curso de Engenharia de Produção da FAJ, acaba de lançar o livro “Estratégias de Corte na Manufatura de Superfícies Complexas: desenvolvimento de um índice para avaliação dinâmica de usinagem”.

O livro coroa um trabalho de pesquisa iniciado em 2008 e que compreendeu um período de 4 anos. Os resultados da pesquisa foram publicados na Revista Máquinas e Metais no ano passado e divulgados na 46ª Conference on Manufacturing Systems – CIRP 2013, realizada em Portugal.

Foi a partir dessas exposições que surgiu o convite para a publicação da pesquisa na forma de livro. Segundo o Prof. Monaro, todo o processo de submissão, aprovação, revisão e editoração levou cerca de 6 meses.

“A publicação deste livro é uma realização pessoal e finaliza um trabalho de pesquisa que teve início quando eu ainda era estudante de Engenharia. Foram muitas etapas, muitos tropeços, mas também experiências incríveis, com intercâmbios para buscar mais conhecimento, apresentações de resultados parciais em importantes eventos científicos para, enfim, receber o convite de transformar o trabalho em livro e ter a satisfação de ver o reconhecimento desta pesquisa”, conta.

O projeto de pesquisa contou com a supervisão e co-autoria do Prof. André Luis Helleno, da Universidade Metodista de Piracicaba.

Leia abaixo um resumo do livro:

“Atualmente, a geração dos programas NC, através de Sistemas CAM, aborda, em sua maioria, a representação da trajetória da ferramenta através da Interpolação Linear. Porém, as características dinâmicas da máquina-ferramenta não estão inseridas no processo de decisão das estratégias de usinagem durante a programação CAM, fazendo com que a otimização do processo não alcance níveis de excelência. Além disso, os processos decisórios da programação da trajetória da ferramenta e do desempenho deste programa durante a execução em uma máquina-ferramenta estão baseados em conhecimentos implícitos do programador CAM. O objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento de um índice de apoio ao Sistema CAM que avalie a trajetória da ferramenta e forneça o tempo de usinagem real de cada operação, antes do processamento do programa NC”.

O livro está à venda pela internet através dos sites Amazon.com e MoreBooks.de