Convênio possibilita avanços na saúde animal em Jaguariúna

Convênio possibilita avanços na saúde animal em Jaguariúna

O convênio entre Prefeitura de Jaguariúna, FAJ e Canil Municipal vem possibilitando a realização de diversos serviços que visam o bem-estar dos animais e a saúde da população.

Entre as funções do convênio estão a de recolher animais de relevância para saúde pública, bloqueio de foco da raiva, observar animais que causaram acidentes em humanos com mordedura ou arranhaduras, coordenar, junto com a Vigilância Epidemiológica, a campanha da raiva animal, agendamento das castrações, apoio às ONGs sobre causa animal e esterilização de cães e gatos.

Atualmente, o convênio cuida, em média, de 90 cães em alojamentos e em torno de 30 gatos no gatil.

O veterinário Eduardo Chaib, representante da Prefeitura, afirma que existe a responsabilidade mútua em controlar as zoonoses e a população de cães e gatos, além de cuidar dos animais alojados na FAJ. De acordo com ele, a área de esterilização de cães e gatos teve um grande avanço desde que o trabalho surgiu, em 2006, junto às clínicas e, em 2008, virou convênio FAJ/ Prefeitura. “Na época, as pessoas tinham medo e muito preconceito em castrar animais mas, hoje, eles vêm ganhando mais respeito e carinho”, explicou o veterinário.

Para o dia 27 de setembro está agendada a Feira de Adoção Animal, que será realizada na Praça Umbelina Bueno, no período da manhã. Para mais informações _blank external-link-new-window>acesse o site.
Por; Prefeitura de Jaguariúna