No dia 15 de maio, representantes da Escola de Negócios da UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna reuniram-se com o Conselho Consultivo que é formado pelas empresas: Ambev, CNA, Google, Abbott, Santander, IBM, Yunus e Ypê. A reunião semestral foi realizada na Sede do banco Santander, em São Paulo, contando com a presença do superintendente comercial do Santander Universidades, Robson Gonçalves Bhering.
O diretor acadêmico de unidade do centro universitário, professor Hector Escobar, apresentou aos presentes as atividades realizadas no último semestre na Escola que é formada pelos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Logística e Marketing.
Uma das pautas do evento foi o perfil profissional que o mercado de trabalho está buscando e o diretor de setor de Gente (Departamento de Recursos Humanos), Renê Soares trouxe uma visão surpreendente. “Estamos desprendidos da formação acadêmica para exercer a função, no meu time de Gente tenho engenheiro, químico e outras matérias fora da área de humanas. Isso mostra o quanto somos desprendidos da parte técnica. Estamos procurando pessoas que independente da formação saibam resolver problemas”. E o diretor Geral do CNA, Décio Pecin, complementou: “Não basta ter gente que gosta de gente, tem que ser gente que gosta de cuidar de gente”.
Além dessas visões apresentadas, o diretor Comercial da Abbott, Vlademir Carvalho, falou sobre relacionamento e inteligência emocional. “O jovem vem de uma relação entre ele e professor e/ou ele e os pais, que é uma relação onde eles crescem com nível de pressão baixo”, disse exemplificando que as pessoas que estão iniciando sua carreira profissional, não estão preparados para os desafios do mercado. E nessa mesma linha, o coordenador de TI Sistemas e Informações da Ypê, Matheus Sampaio, falou sobre o diferencial na hora de contratação. “Muito conhecimento técnico já é um passo, mas se você se sobressai por resolver problemas, você tem grande propensão de ser admitido em uma grande empresa, como a Ypê”.
O professor Hector, aproveitou a oportunidade para mostrar às autoridades o Projeto Educar que visa desenvolver o conteúdo dos cursos de graduação com base nas habilidades e competência dos alunos, fornecendo liberdade para que eles possam buscar conhecimento por meio de pesquisas, discussões e projetos. Quebrando o paradigma da sala de aula tradicional, resultando em profissionais capacitados para enfrentar o dia a dia e a demanda do mercado de trabalho. Além dos cursos trabalharem de forma massiva o empreendedorismo. “Trabalhamos competências e habilidades para que o profissional selecionado para trabalhar na empresa de vocês, esteja apto a desenvolver a sua carreira”.
Antes do encerramento da atividade, Robson destacou e agradeceu a participação dos alunos do Grupo Polis Educacional, que é formado pela UniFAJ, UniMAX, FAAGROH e UniJÁ, no programa Empreenda Santander que incentiva o empreendedorismo universitário.
O próximo encontro ficou marcado para outubro na sede do CNA, também na capital paulista.
Pela UniFAJ, também participaram da reunião o coordenador da Escola de Negócios e coordenador de Administração, professor Rogério Gomes. O assessor da coordenação do mesmo curso, professor Luis Pontes e a gestora do programa Convênio Empresa, Elaine Riguette.